Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Observatório Clima e Saúde participa de equipe vencedora de prêmio internacional

Fumaça em cima da floresta

08/03/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O projeto "Engolindo Fumaça", da agência InfoAmazônia, foi o vencedor do Prêmio Internacional Rey de España de Periodismo Medioambiental 2022. Publicado em agosto de 2021, pelo jornal Folha de S. Paulo, o projeto gerou cinco reportagens que investigam os efeitos da poluição do ar causada pelas queimadas sobre a saúde da população amazônica. 

A série especial foi realizada em parceria com pesquisadores do LabGama, da Universidade Federal do Acre (UFAC), e do Observatório Clima e Saúde, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), além da equipe multidisciplinar de jornalistas, geógrafos e estatísticos do site, com o apoio da Universidade de Stanford (EUA), através do programa Big Local News, que tem por objetivo a abertura de dados em formatos que possam ser replicados por jornalistas de todo o mundo.

Os dados revelam como a poluição decorrente das queimadas amazônicas tem um efeito perverso sobre a população que é explicada por uma específica geografia do fogo – os municípios mais afetados, em diferentes estados, indicam a expansão do arco do desmatamento. Para contar essas histórias, uma equipe de oito jornalistas (repórteres e fotógrafos) foi mobilizada em cinco estados da Amazônia Legal (Amazonas, Acre, Rondônia, Pará e Mato Grosso). No início de julho de 2021, parte da equipe do InfoAmazonia viajou pela BR-319 entre Humaitá e Porto Velho, para a Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes (em Xapuri, Acre) e para Poconé, no pantanal matogrossense, além de captar histórias locais em diferentes cidades da região.

A série especial conta com material complementar (painel de dados, gráficos interativos, documentação, além de explicação metodológica da análise feita). Saiba mais sobre a série especial e leia as matérias no site InfoAmazonia.

 

Voltar ao topoVoltar