Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Funasa e Fiocruz lançam livro “Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas”


02/12/2021

SAS/VPAAPS

Compartilhar:

Mais de 100 pessoas participaram do lançamento do livro “Territórios Sustentáveis e Saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas”, realizado por meio de videoconferência, no dia 1º de dezembro. Essa é uma iniciativa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que apresenta a consolidação das atividades de cooperação (por meio Termo de Execução Descentralizada 01/2017) entre as duas instituições desenvolvidas ao longo de oito anos (2012-2020). O livro completo está disponível no link: https://portal.fiocruz.br/documento/territorios-sustentaveis-e-saudaveis-experiencias-de-saude-ambiental-territorializadas

O evento contou com a participação do vice-presidente de Ambiente, Atenção de Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Hermano Castro, o coordenador da área de Ambiente, Guilherme Franco Netto, a assessora da área de Saúde e Ambiente da VPAAPS, Gabriela Lobato, o gestor do TED 01/2017 da cooperação Funasa/Fiocruz, Gustavo Machado, coordenação de Projetos, Pesquisas e Ações Estratégicas em Saúde Ambiental,  Mariana Vitali, além de trabalhadores/as e colaboradores/as da Funasa e Fiocruz.

O livro tem por objetivo compartilhar os saberes sobre as estratégias de promoção de saúde pública e inclusão social por meio de ações de saneamento e saúde ambiental nos territórios, indicando perspectivas formativas, assim como abordagens para a aplicação do Programa Saneamento Brasil Rural (PSBR) com a lógica de atuação de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS), nas diferentes instâncias de saúde pública no Brasil. 

A obra está organizada em três volumes. O primeiro volume traz as fundamentações do conceito de Territórios Sustentáveis e Saudáveis (TSS); o segundo mostra as experiências e práticas de aplicação do conceito de TSS realizadas em cooperação pela Funasa e a Fiocruz); e o terceiro apresenta os desdobramentos e perspectivas. 

Cerca de 40 autores/as participaram da publicação que foi organizada por Gustavo Carvalhaes Xavier Martins Pontual Machado, Mariana Vitali, Antonio Carlo Batalini Brandão, Guilherme Franco Netto e Juliana Wotzasek Rulli Villardi.

Para os organizadores, a publicação representa um passo importante na construção de uma ecologia de saberes com a inclusão da população e seu contexto local. “É com a participação social nas intervenções de saúde e saneamento que podemos construir juntos maior equidade, sustentabilidade e saúde”. 

Oficina de Trabalho Funasa/Fiocruz – após o lançamento do livro, teve início a apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pela cooperação. Dentre os resultados estão aqueles relacionados a análise da eficiência SALTA-z  (Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água) para consumo humano. 

 

Voltar ao topoVoltar