Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova temporada do Ciência e Letras apresenta seis programas dedicados à Editora Fiocruz

Ciência e Letras - Canal Saúde (Temporada 2022)

16/05/2022

Marcella Vieira/Editora Fiocruz, com informações do Canal Saúde

Compartilhar:

Uma nova temporada para promover o encontro entre a escrita acadêmico-científica e os temas de outros saberes, como poesia e literatura brasileira. As novas entrevistas do Ciência e Letras - programa fruto da parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz - tiveram início no dia 3 de maio, com a participação da professora, escritora e crítica literária Heloísa Buarque de Hollanda.

Com um total de 13 bate-papos literários, comandados pelo apresentador Renato Farias, a edição 2022 do Ciência e Letras conta com seis episódios cujos temas são diretamente ligados às obras da Editora Fiocruz. Com transmissão pelo Canal Saúde, os programas inéditos vão ao ar sempre às terças-feiras, às 10h, com horários alternativos ao longo de cada semana. 

A atual temporada foi gravada no segundo semestre do ano passado, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento devido à pandemia de Covid-19. O apresentador conversou virtualmente com todos os entrevistados e entrevistadas, incluindo os diversos autores da Editora Fiocruz. 
   
Quem abre a temporada de conversas sobre a Editora são dois pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz): Carlos Machado e Gustavo Matta. Eles falarão sobre o tema Livros em Resposta à Pandemia, base da série Informação para Ação na Covid-19, conjunto de cinco e-books gratuitos publicados a partir da parceria entre o Observatório Covid-19 Fiocruz e a Editora Fiocruz.  

O bate-papo inédito entre os pesquisadores e o apresentador Renato Farias foi ao ar no dia 17 de maio, com transmissão no site do Canal Saúde, além de reprises durante a semana. Nos meses de junho e julho, outros títulos da Editora Fiocruz serão objetos do programa, incluindo temas fundamentais de saúde pública, como políticas de saúde dos povos indígenas, vacinas, mudanças climáticas e desastres, direitos humanos, informação e comunicação, saúde da população LGBTI, entre outros. 

Confira as datas e a lista de episódios da nova temporada do Ciência e Letras sobre os livros da Editora Fiocruz:        

☑️ 17 de maio - Livros em Resposta à Pandemia: série Informação para Ação na Covid-19
▶️ Clique aqui para assistir à entrevista na íntegra

☑️ 21 de junho - Direito à Comunicação e Saúde

☑️ 28 de junho - Direitos Humanos e Saúde e Violência e Saúde na Vida de Pessoas LGBTI

☑️ 5 de julho - Vacinas

☑️ 12 de julho - Mudanças Climáticas (no prelo) e Desastres

☑️ 26 de julho - Políticas Antes da Política de Saúde Indígena

Quando e como assistir
Além das manhãs de terças-feiras, há diversos horários alternativos para quem não quer perder nenhum programa:
✔ Terças: 10h (inéditos) - 14h - 20h
✔ Quintas: 10h - 14h - 20h
✔ Sábados: 13h30
✔ Domingos: 18h

Para ter acesso ao Ciência e Letras e à programação completa do Canal Saúde, clique aqui para saber como assistir. Todas as entrevistas também ficam disponíveis no site especial dedicado ao programa e no YouTube oficial do canal. 

Sobre o Ciência e Letras
Fruto de uma parceria entre a Editora Fiocruz e o Canal Saúde, o Ciência e Letras fez sua estreia na programação da emissora em 2008. Voltado aos amantes de livros em geral, o programa apresentado por Renato Farias promove o encontro entre a escrita acadêmico-científica – com ênfase em assuntos ligados às diversas áreas da saúde a partir das publicações da Editora – e os temas de outros saberes, como a poesia e a literatura brasileira.

Voltar ao topoVoltar