Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nova edição da revista Memórias do IOC está online


04/09/2018

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

A edição de setembro da revista Memórias do Instituto Oswaldo Cruz está disponível para acesso gratuito online. O periódico reúne dez artigos sobre temas de importância para a saúde pública. Entre os destaques, está um estudo sobre os efeitos da terapia experimental à base de curcumina no combate às complicações cardiovasculares provocadas pela doença de Chagas em camundongos. As propriedades anti-inflamatórias e cardioprotetoras do composto isolado do caule da cúrcuma, ou açafrão-da-terra, têm sido consideradas benéficas na progressão da cardiopatia chagásica, causada pelo Trypanosoma cruzi.

O periódico também apresenta um estudo sobre a eficácia e segurança do tratamento da leishmaniose cutânea com o uso de um medicamento à base de antimoniato de meglumina, cuja aplicação é feita de forma subcutânea, diretamente nas lesões causadas pelo agravo. Outra pesquisa destaca as diferentes manifestações clínicas em decorrência da tuberculose cutânea, forma rara e extrapulmonar da doença, em pessoas que vivem com HIV. Segundo o Ministério da Saúde, em 2017, o percentual de coinfecção entre tuberculose e HIV no país foi de 9,5%. O diagnóstico precoce de infecção pelo HIV em pessoas com tuberculose e o início oportuno da terapia antirretroviral reduzem a mortalidade.

A edição traz, ainda, dois destaques no campo da genômica: o sequenciamento completo do bacilo Mycobacterium kansasii, responsável por infecções oportunistas, incluindo doenças pulmonares, e o esboço do genoma da bactéria multirresistente Corynebacterium striatum, isolada de um caso de infecção via corrente sanguínea.

 

 

Voltar ao topoVoltar