Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Nísia Trindade Lima recebe prêmio da 'Mulher Transformadora' do Cofecon


28/01/2022

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima recebeu, na noite desta quinta-feira (27/1), o prêmio Mulher Transformadora de 2021, concedido pelo Conselho Federal de Economia (Cofecon). A honraria foi criada para reconhecer mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da responsabilidade social, economia solidária e empreendedorismo, transformando ideias em iniciativas e capacitando comunidades em várias modalidades produtivas.

A premiação se deu em meio à solenidade de lançamento do projeto Economia em Debate e de recondução ao cargo do presidente do Confecon, o economista Antonio Corrêa de Lacerda (veja abaixo). Tomou posse ainda, como vice-presidente, o economista Paulo Dantas da Costa.

Nísia congratulou os demais premiados e as autoridades presentes, e valorizou os profissionais que enfrentaram a pandemia. "Quero dedicar esse prêmio a todos os trabalhadores do campo da ciência e tecnologia, da educação e da saúde, em todos os níveis, dos pesquisadores, aos técnicos e profissionais da ponta, que, com tantas dificuldades e impacto, salvaram vidas nessa pandemia". 

Uma menção especial foi feita às mulheres. "Somos maioria em nossos quadros profissionais, mas ainda somos apenas um terço de nosso Conselho Diretivo. Isso mostra o quanto ainda precisamos avançar em relação a uma equidade de posições", disse a presidenta da Fiocruz. "Prêmios como esse certamente são um estímulo".

As premiações se estenderam a outras categorias. O prêmio de Personalidade Econômica do Ano foi entregue a Denise Gentil, professora do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Do mesmo instituto e universidade, a professora e economista Esther Dweck recebeu o prêmio “Mulher Economista”. 

Destaque Econômico/Academia foi para a UFRJ. Por sua vez, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) ficou com o prêmio Destaque Econômico/Desempenho Técnico, enquanto o portal de notícias GGN foi o Destaque Econômico/Mídia.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar