Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Museu da Patologia é selecionado para formar rede colaborativa


01/07/2021

Max Gomes (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Museu da Patologia do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) foi contemplado no edital HUB+: Programa de Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus Fluminenses, promovido pelo Instituto Oi Futuro em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Coeficiente Artístico Soluções em Arte. Ao todo, o HUB+ selecionou 10 museus e espaços culturais do estado do Rio de Janeiro para a realização de mentorias técnicas especializadas. 

Por 12 meses, essas instituições participarão, de forma colaborativa e integrada, de uma série de atividades. Além de cursos e workshops, também serão realizados encontros online, fóruns virtuais de debates e compartilhamento de vivências pelos profissionais de cada selecionado do programa.

Um museu secular

Com suas primeiras peças depositadas em 1903, o Museu da Patologia foi criado pelo cientista Oswaldo Cruz ainda no contexto do Instituto Soroterápico Federal – que anos depois viria a se tornar o Instituto Oswaldo Cruz. Atualmente, ele abriga três Coleções Científicas que, além de raras, são insubstituíveis e fazem parte tanto do patrimônio histórico-científico do IOC como também cultural do país.

São elas: a Coleção da Seção de Anatomia Patológica (original do Museu); a Coleção de Febre Amarela (uma das principais preocupações de Oswaldo Cruz); e a Coleção do Departamento de Patologia do IOC (que ainda hoje recebe material para seu acervo proveniente de pesquisas).

Saiba mais sobre o Museu da Patologia.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar