30/06/2021
Fonte: Icict/Fiocruz
Neste mês de julho, a programação da VideoSaúde aborda questões relacionadas à pandemia, como o aumento do número de casos de violência doméstica, a importância de evitar as fakes news, o contágio de idosos pela Covid-19, além de uma divertida animação para toda a família sobre a quarentena. Conta ainda, com dois episódios de conversa com a psicóloga e bibliófila Jaqueline Jesus na série Cientista no Carona.
No programa especial, destaque para as condições de saúde que os trabalhadores migrantes nordestinos estão sujeitos nos canaviais das modernas usinas paulistas. O Programa VideoSaúde vai ao ar toda segunda-feira, às 22h30, no Canal Saúde.
05/07, segunda-feira, 22h30 - Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz | Saúde sem fake news | #fica em casa
Mulheres e isolamento: quando o domicílio não é lugar de paz
Como combater o problema do aumento da violência doméstica nesse período de confinamento? Para a doutora em Demografia pela Unicamp, Jackeline Romio, políticas públicas como a redistribuição de renda são necessárias para enfrentar a questão. Além disso, ações de cuidado e de apoio no âmbito das relações interpessoais podem ajudar na proteção às mulheres.
Saúde sem fake news
Para a Organização Mundial da Saúde, as notícias falsas (fake news) se espalham mais rápido e facilmente do que o novo coronavírus e são tão perigosas quanto. A equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica do Instituto Nacional de Comunicação da Ciência e Tecnologia entrevistou Igor Sacramento, pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz, que fala sobre o fenômeno e dá dicas de como se proteger desse mal.
#fica em casa
Uma animação divertida, voltada para as crianças, que usa ilustrações do fundo do mar para explicar de maneira simples, o que é o coronavírus, por que nos proteger e como fazer?
Reprises:
07/07, quarta, às 22h30
09/07, sexta, às 22h30
11/07, domingo, às 21h30
12/07, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona - Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte I
No quarto episódio da web série Cientista no Carona a conversa será com Jaqueline Jesus, pesquisadora e professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), onde estuda a saúde do trabalhador, diversidade no ambiente de trabalho, gênero e feminismo. Quando não está trabalhando, Jaqueline gosta de escrever e ler sua coleção de livros.
Reprises:
14/07, quarta, às 22h30
16/07, sexta, às 22h30
18/07, domingo, às 21h30
19/07, segunda-feira, 22h30 - Cientista no Carona - Jaqueline Jesus, a psicóloga bibliófila - Parte II
Segue a carona com a psicóloga Jaqueline Gomes de Jesus! Vamos entrar na casa dela e ver quais são seus livros favoritos e suas publicações relacionadas à saúde do trabalhador, gênero e transfeminismo.
Reprises:
21/07, quarta, às 22h30
23/07, sexta, às 22h30
25/07, domingo, às 21h30
26/07, segunda-feira, 22h30 - Anjos da pandemia | Bactérias resistentes a antibióticos e a Covid-19 |Idosos em tempos de Covid-19
Anjos da pandemia
Retrata o trabalho da equipe da Estratégia de Saúde da Família da Unidade de Saúde Dr. José Renan Oliveira Moreira, durante a pandemia de Covid-19, no bairro Parque Boa Vista, em Itabuna-BA. Em um dia chuvoso, a agente comunitária de saúde Zayra Lima se prepara para mais uma jornada de trabalho em meio à pandemia e narra desde a paramentação com os equipamentos de proteção individual até o retorno da jornada. O documentário destaca o atendimento remoto às famílias como estratégia para acompanhamento sem colocar em risco a vida dos usuários do serviço de saúde, bem como dos profissionais de saúde.
Bactérias resistentes a antibióticos e a Covid-19
Neste vídeo, a equipe de Covid-19 DivulgAÇÃO Científica conversou com a Renata Cristina Picão, pesquisadora da UFRJ, sobre o uso inadequado de antibióticos durante a pandemia de Covid-19 que pode aumentar os casos de doenças causadas por bactérias resistentes a esses medicamentos, o que impede que aconteça um tratamento efetivo delas.
Idosos em tempos de Covid-19
Um grande número de idosos está em situação de vulnerabilidade no Brasil e a pandemia de Covid-19 agravou esse cenário. Muitos continuam saindo de casa para trabalhar, expondo-se ao novo coronavírus. Além disso, há fatores relacionados com a saúde mental no isolamento, a dificuldade de uso de tecnologias e o alto índice de analfabetismo na faixa etária. Em entrevista à equipe Covid-19 DivulgAÇÃO Científica, a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Dalia Elena Romero Montilla, fala sobre o tema.
Reprises:
28/07, quarta, às 22h30
30/07, sexta, às 22h30
01/08, domingo, às 21h30
27/07, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial – Migrantes
Documentário mostra a hipocrisia do discurso da "modernidade" no campo brasileiro e expõe a realidade dos migrantes nordestinos e os motivos que levam os jovens a migrarem de suas regiões para um trabalho árduo no corte da cana. Nos canaviais, eles ficam sujeitos a índices de produtividade que os colocam no limite de sua capacidade física.
Reprise:
29/07, quinta-feira, às 23h
Veja onde assistir!
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web