Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Mostra 'Olhares sobre a Covid-19' estreia 40 filmes que registram a pandemia

Mosaico com imagem de quatro filmes da mostra

05/08/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

No Dia Nacional da Saúde, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz lança o primeiro conjunto de vídeos selecionados para a mostra online Olhares Sobre a Covid-19. São 40 registros audiovisuais de diferentes formatos, linguagens e estilos, que mostram um pouco sobre como a população brasileira vem enfrentando a pandemia causada pelo novo coronavírus. 

São documentários, curtas-metragens de ficção, trechos de entrevistas e até uma animação, retratando alguns dos diferentes aspectos sobre o período que a sociedade brasileira vem atravessando desde meados de março, quando, em muitas cidades brasileiras foram adotadas medidas de isolamento social como prevenção contra a disseminação da doença.

Os vídeos foram enviados por realizadores profissionais e amadores de diferentes regiões do Brasil e selecionados por uma comissão da VideoSaúde, por meio de regulamento previsto em chamada pública. A chamada continua aberta para quem se interessar em cadastrar um vídeo ou filme. As inscrições foram prorrogadas até 31 de outubro

Para assistir, basta acessar a área de audiovisual do Portal Fiocruz e buscar pela tag #OlharesSobreaCovid19 ou acessar por link. A diversidade é uma das marcas da mostra. A animação ‘#FicaEmCasa’, por exemplo, é voltada para o público infanto-juvenil, e explica em linguagem acessível os riscos à saúde causados pelo coronavírus.

Alguns registros buscaram caminhos artísticos para expressar as emoções vividas durante quarentena, como nos vídeos Temporal e Um roteiro de quarentena, que apostou na fotografia em preto e branco e explorou referências da literatura, como o romance A peste, de Albert Camus. Outros vem de youtubers, que utilizam a dinâmica linguagem das redes sociais.

Na linha documental, o Doc de Domingo – Ep. 04: Felipe dos Santos retrata o dia a dia de um motoboy, uma das categorias profissionais mais impactadas e solicitadas durante o período. Também estão disponíveis entrevistas realizadas por instituições de saúde e episódios da série Covid-19 Divulgação Científica, ação de comunicação e saúde realizada pela Fiocruz.

Uma seleção de dez títulos da mostra dispõem de recursos de acessibilidade como legendas em texto e inclusão de intérprete de Libras. Para assistí-los, basta ativar o filtro 'Recursos de Acessibilidade' na página da Mostra.

Audiovisual como memória da saúde

A chamada Olhares sobre a Covid-19 faz parte de uma mostra mais abrangente realizada pela Videosaúde, chamada de Ciência, Saúde e Sociedade, e está disponível no Portal Fiocruz com títulos selecionados a partir do acervo da distribuidora com foco em visões e narrativas relativas ao Sistema Único de Saúde e a produção de conhecimento científico no país. 

As obras selecionadas também passam a compor o acervo da VideoSaúde, que comemora o interesse da sociedade no projeto. “Tivemos quase oitenta inscrições. As produções são retratos variados das estratégias, experiências, opiniões e sentimentos de seus realizadores, espelhadas em seus filmes e vídeos, a partir de documentários, animações ou simplesmente pequenas narrativas ou expressões”, explica Claudia Lima, uma das organizadoras da mostra.

Ela lembra que a VideoSaúde aposta no audiovisual em saúde como um instrumento de memória, e naturalmente, diante da pandemia, sua missão é guardar registros como esses. “O audiovisual em saúde vem se desenvolvendo e ganhando robustez ao longo dos anos. Apesar dos desafios, é capaz de revelar grandes trabalhos que geram reflexões, mobilizações e transformações em função da sua mensagem”, afirma.

O lançamento nesta data também homenageia em sua data de aniversário o patrono da Fiocruz, Oswaldo Cruz (1872-1917), que além de cientista foi um grande entusiasta do audiovisual. Durante seu trabalho, realizou filmes científicos que foram um dos primeiros do tipo no Brasil. “A Covid-19 é um tema muito novo e ainda apresenta muitos desdobramentos. Com a iniciativa da Mostra Olhares reforçamos essa tradição e pioneirismo do audiovisual em saúde”, conclui a organizadora.

Conheça a mostra Olhares Sobre a Covid-19!

Voltar ao topoVoltar