Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Povos indígenas em destaque na programação de agosto da VideoSaúde

Mulheres indígenas

31/07/2020

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Agosto é o oitavo mês do ano! Sim, o ano de dois mil e vinte avança na sua segunda metade. Mas o que mudou? São muitas as expectativas. A tendência é que nosso planejamento siga um caminho a médio e longo prazo. Avançamos, na medida de um passo de cada vez. Ainda assim, percebemos um aumento das nossas atividades, uma maior disponibilidade de serviços prestados, e até um movimento para volta às aulas. Então, chega mais! Desfrute da nossa programação.

O mês de agosto têm como destaque o dia internacional dos povos indígenas. Também é o mês de aniversário de Oswaldo Cruz e a celebração do dia nacional da saúde. Você terá a oportunidade de conhecer todos esses universos assistindo aos programas.

Veremos como a saúde e o meio ambiente podem ser afetados por circunstâncias recorrentes provocadas pela ação humana. Assistiremos alguns diálogos e depoimentos de intelectuais indígenas e de pesquisadores no campo da saúde dos povos indígenas, que estimulam o debate e a troca de conhecimento. O envelhecimento também é um tema retratado - circunstâncias e limitações.

Ainda tem mais! Na web série Cientista no carona, Tatiana Pinto fala sobre sua profissão e sobre o tempo que dedica à dança. Em Protagonismo Trans, os personagens conversam e relatam o seu dia a dia. Para finalizar, destacamos o documentário Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos, que traz esclarecimentos sobre a doença.

O Programa VideoSaúde vai ao ar às 22:30, segundas-feiras pelo Canal Saúde, com diferentes reprises ao longo do mês.

Confira a programação: 

03/08, segunda-feira, 22h30: Chega de descaso| Mercúrio: Ribeirinhos em risco

Chega de Descaso
O documentário Chega de Descaso retrata as relações de alguns políticos com os planos privados de saúde, as ações da Agência Nacional de Saúde e do Superior Tribunal Federal e de como o Sistema Único de Saúde e a sociedade são afetados.

Mercúrio: ribeirinhos em risco
O documentário Mercúrio: ribeirinhos em risco relata sobre o aumento dos níveis de mercúrio em peixes consumidos por moradores residentes em áreas da Amazônia alagadas por hidrelétricas.

Reprises:
05/08,quarta,às22h30;
07/08,sexta,às22h30;
09/08, domingo, às 21h30

10/08, segunda-feira, 22h30: Vozes indígenas do território à academia

A iniciativa Vozes Indígenas na Produção do Conhecimento deriva de um diálogo entre intelectuais indígenas de vários povos de diversas regiões do país e pesquisadores do campo da saúde dos povos indígenas, ligados à Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). Buscam dar visibilidade ao conhecimento produzido por pesquisadoras e pesquisadores indígenas, envolvê-los nos eventos tecno-científicos, estimular trabalhos conjuntos e a circulação dos debates.

Reprises:
12/08,quarta,às22h30;
14/08,sexta,às22h30;
16/08, domingo, às 21h30

17/08, segunda –feira, 22h30:  Homem Centenário

O documentário Homem Centenário é uma sensível reflexão sobre o envelhecimento da população. As conquistas, alegrias, angústias, limitações e necessidades de cada um.

Reprises:
19/08,quarta,às22h30;
21/08, sexta, às 22h30
23/08,domingo,às21h30;

24/08, segunda –feira, 22h30: Cientista no carona| Ep. 2 – Tatiana Pinto, a microbiologista bailarina

No segundo episódio da web série Cientista no Carona conversamos com a Tatiana Pinto. Microbiologista e dançarina, a cientista Tatiana divide seu tempo entre pesquisar bactérias que causam doenças, sua família e a dança

Reprises:
26/08,quarta,às22h30;
28/08, sexta, às 22h30
30/08,domingo,às21h30;

25/08, terça –feira, 23h: Protagonismo Trans- Programa VideoSaúde Especial

 O documentário Protagonismo Trans relata o encontro de várias mulheres Trans da Baixada Fluminense, durante 3 meses, na boate Site Club, para dialogarem sobre questões do seu dia-a-dia.

Reprises:
27/08, quinta-feira, 23h

31/08, segunda –feira, 22h30: Colha à vontade| Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos

Colha à vontade
Claus é um gnomo que mora no horta da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. A partir das reflexões de Claus e dos depoimentos dos participantes das atividades na horta, o vídeo aborda temas importantes sobre alimentação, nutrição, segurança alimentar e sustentabilidade, propondo uma nova perspectiva na relação entre o ser humano, a natureza e a produção de alimentos.

Síndrome de Down: origens, características e encaminhamentos

O documentário traz esclarecimentos sobre a síndrome de Down, as origens, características físicas e intelectuais e possíveis encaminhamentos para o paciente e sua família.

Voltar ao topoVoltar