Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Metodologia científica para pesquisa sobre o uso de drogas ganha curso de atualização


27/08/2018

Por: Graça Portela (Icict/Fiocruz)

Compartilhar:

A Gestão Acadêmica e o Laboratório de Informação em Saúde (LIS), ambos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), está oferecendo o curso de atualização em Metodologia Científica para Pesquisa sobre o Uso de Drogas. Profissionais graduados atuantes na área de saúde pública e estudantes de pós-graduação em saúde pública e afins, são o público alvo do curso.

O curso (gratuito), coordenado pelos pesquisadores do LIS, Francisco Inácio Bastos e Carolina Coutinho, tem carga horária total de 40 horas, será ministrado de segunda à sexta feira, das 9h às 17h. São oferecidas 15 vagas e os interessados passarão, durante o curso, por diferentes temas que englobam a temática metodologia de pesquisa. A primeira aula terá como objetivo apresentar aos alunos o que é uma pesquisa científica epidemiológica, conceitos básicos de epidemiologia e aplicabilidades da pesquisa. Serão realizadas aulas práticas de busca bibliográfica, instrumentalizando os alunos para a prática do dia-a-dia. Eles serão apresentados as características que diferem pesquisa qualitativa da quantitativa, seus conceitos gerais e aplicabilidades. Ao final do curso, será proposto aos alunos a elaboração de propostas de projetos que serão discutidas com os professores e alunos do curso.

O curso terá início no dia 26 de novembro e será concluído no dia 30 de novembro de 2018.

Para se inscrever (de 27/08 a 27/09/2018), os interessados deverão acessar o site da Plataforma Siga. Mais informações podem ser obtidas na Chamada Pública ou em contato com à Gestão Acadêmica do Icict, no horário entre 9h e 16h, pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br, pelo telefone (21) 3882-9063 ou presencialmente na Sala 210, do Prédio da Expansão do Campus, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ).

Imagem com informações como data de inscrições e e-mail do curso

Voltar ao topoVoltar