Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Memórias: Centro de Estudos do Icict recebe Aurea Pitta, pioneira da comunicação e saúde


03/06/2022

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Centro de Estudos do Icict/Fiocruz receberá em sua próxima sessão Memórias uma das mais polivalentes profissionais da comunicação e da informação em saúde: Aurea Pitta. Pioneira nos estudos e ações de comunicação em saúde coletiva, além de atividades acadêmicas, foi fundadora de núcleos importantes, como a VideoSaúde Distribuidora, que neste ano completa 34 anos de serviços, além de participação importante na história institucional do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). 

Aurea Maria da Rocha Pitta foi coordenadora dos primeiros cursos de aperfeiçoamento em comunicação aplicada à saúde coletiva na Fiocruz. Ela começou sua formação em 1974, como bacharel e licenciada em Ciências Biológicas e da Natureza, pela FTESM. A partir daí, se especializou no Curso Internacional de Planejamento em Serviços de Saúde da Ensp/Fiocruz, em 1990, instituição a que se dedicou por muitos anos.  

Após seu mestrado em Saúde Coletiva, pela UERJ (1994), ela organizou o livro Comunicação e Saúde: visibilidades e silêncios (Editora Hucitec, 1995), que até hoje é uma das obras de referência do campo. Posteriormente, obteve o doutorado pela UFRJ, na Escola de Comunicação e Cultura (ECO, 2001). 

Além da Fiocruz, onde atuou em diversas unidades e iniciativas, também colaborou profissionalmente com diversas instituições da área da saúde, incluindo a Organização Panamericana de Saúde. Na sociedade civil, foi coordenadora do Grupo de Trabalho em Comunicação da Abrasco, sendo responsável pelo Levantamento do Perfil Tecnológico da área de Comunicação no SUS (Parte I). 

Ela dialogará sobre as contribuições de seu trabalho com Janine Miranda Cardoso, debatedora da sessão. Janine é docente do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), onde ambas atuaram. 

A Sessão ocorrerá na sexta-feira, 3/6, às 14h, com transmissão online pelo canal da VideoSaude Distribuidora.  

 

Voltar ao topoVoltar