Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Memória institucional é tema do 4º Fórum Fiocruz de Memória


27/06/2022

COC/Fiocruz

Compartilhar:

O 4º Fórum Fiocruz de Memória (Fofim) vai abordar nesta terça-feira (28/6) o tema Memória institucional e desafios da contemporaneidade. A edição será realizada em formato híbrido. Pela manhã as atividades ocorrerão no Centro de Documentação e História da Saúde e terão transmissão ao vivo pelo Facebook da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). À tarde, o público deverá acessar a plataforma Zoom para participar do evento, que ocorre desde 2018. 

“Os desafios [de que trata o tema deste ano] se fazem presentes desde a apropriada identificação e tratamento dos acervos, à conservação dos suportes documentais nos quais as informações – subsídios aos trabalhos com memória – possam se manter acessíveis no tempo”, explica a pesquisadora Aline Lopes de Lacerda, responsável pela organização da nova edição do evento.

“Além da necessária gestão do patrimônio histórico e cultural das instituições, o recente contexto de emergência sanitária [da Covid-19], para uma instituição protagonista no campo da saúde pública como a Fiocruz, nos faz refletir sobre as formas de produção e seleção do que é considerado registro relevante para marcar essa trajetória em tempos excepcionais”, acrescenta a historiadora da Casa.

A programação incluirá a exibição do vídeo-poema A arte de existir para resistir, de Ana Beatriz Inácio Bilheiro Pontes, vencedor da Mostra Cultural de Fotografia e Poesia Olhares sobre o Patrimônio Fluminense, ocorrida na Semana Fluminense do Patrimônio 2021, na parte da manhã. O 4º Fofim apresentará também o filme Cavalariça da Fiocruz: patrimônio da ciência brasileira, dirigido por Cristiana Grumbach. Em seguida haverá uma mesa-redonda sobre o tema Desafios contemporâneos para a valorização da memória institucional, com a participação da pesquisadora Simone Kropf (COC/Fiocruz) e da historiadora com especialização em arquivologia Silvana Goulart.

Com transmissão exclusiva pelo Zoom, à tarde, o Fofim será dedicado aos projetos contemplados no edital de memória institucional 2020. A pesquisadora Aline Lopes de Lacerda ressalta a participação de outras unidades da Fundação. “Os projetos tiveram como objetivo elaborar produtos cujos conteúdos sistematizam informações sobre trajetórias institucionais das diversas unidades da Fiocruz, seus acervos, além de personagens que contribuíram para a construção da instituição ao longo de seus mais de 120 anos”, conclui Aline.

Confira a programação completa do Fórum.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar