Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz lança Doses de gentileza


23/06/2022

Haendel Gomes (COC/Fiocruz)

Compartilhar:

Em parceria com o Museu da Vida Fiocruz, a Presidência da Fundação lança, nesta quinta-feira (23/6), dezenas de vídeos de seus trabalhadores e bolsistas em resposta às inúmeras correspondências recebidas (desenhos e cartas) de crianças e professores da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. As cartas registram uma homenagem aos profissionais da Fiocruz, chamados por eles de heroínas e heróis, pelo trabalho no combate à crise sanitária provocada pela Covid-19. 

Os agradecimentos foram direcionados a pesquisadores, cientistas, profissionais de comunicação, equipes de limpeza, médicos, técnicos, entre tantos outros da instituição. Aos profissionais da saúde, obrigado pela dedicação e amor ao próximo. Um forte abraço! é a mensagem de abertura de um dos vídeos de divulgação da iniciativa Doses de Gentileza, como ficou conhecido o gesto de responder aos alunos por meio da gravação de vídeos. A troca de correspondências está disponível no site da iniciativa.

Presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima também registrou seu agradecimento. “O trabalho tão belo conseguiu associar o símbolo do Castelo [da Fiocruz] às vacinas, que vêm salvando vidas", lembrou a presidente em sua mensagem.

Nos vídeos de agradecimento, com duração de cerca de um minuto cada, os participantes também aproveitaram para reforçar a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19. O conteúdo produzido pelos trabalhadores da Fundação será entregue às crianças e professores que enviaram as correspondências, por meio da Secretaria de Educação do estado. 

Homenagem dos alunos

Em agosto de 2021, a Fiocruz recebeu um envelope com dezenas de desenhos e cartinhas de escolas da Educação Infantil (2 a 6 anos) da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. As cartas foram redigidas por professoras e pela família das crianças. A valorização da ciência ficou evidente em cada página escrita e em cada pintura feita com tanto carinho pelas crianças. O movimento também incluiu em suas mensagens a importância da produção das vacinas pela Fiocruz. O resultado foi enviado aos trabalhadores da Fiocruz, através da hashtag: doses de gentileza, nas redes sociais. 

Em resposta, a presidente da Fiocruz agradeceu à Secretaria por meio de uma carta e, ao divulgar para a comunidade da Fundação em uma das seções do programa Sextas de Conversas, surgiu a ideia de realizar uma iniciativa interna de agradecimento para responder às crianças e aos professores.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar