Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Live de lançamento do livro “Mulheres dos cabelos brancos: cartografias do cuidado de si no mundo do samba”


31/01/2022

Compartilhar:

Na quarta-feira, 2 de fevereiro, às 14h, a EdUERJ realiza a Live que marca o lançamento de “Mulheres dos cabelos brancos – cartografias do cuidado de si no mundo do samba”. O evento, com transmissão ao vivo pelo Facebook da EdUERJ, reúne a autora Adriana Miranda de Castro, doutora em Saúde Coletiva pela Fundação Oswaldo Cruz, e as professoras Claudia Bonan (FIOCRUZ), Fátima Lima (UFRJ, CEFET-RJ) e Kátia Edmundo (UNESA, CEDAPS).

A transmissão contemplará pautas como saúde, cultura, comunicação e envelhecimento, que são temas centrais do lançamento da EdUERJ. Em sua pesquisa, Adriana Castro observou as vivências das mulheres integrantes da Ala dos Cabelos Brancos, do Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano. O livro, que tem como aporte teórico autores diversos, como Foucault, Félix Guattari, Joel Birman e outros, parte da ideia das “tias do samba” para discutir as vivências das mulheres que integram esse universo cultural frente às mudanças sociais.

Em seu percurso, a autora analisa como as veteranas do samba lidam com o que hoje muitos identificam como estatutos de uma vida saudável, conjunto preconizado nos veículos de mídia e nas redes sociais que engloba restrições de hábitos, medicalização preventiva e uma tendência à imposição de padrões estéticos que remetem a uma obsessão pela juventude. Assim, o livro contribui para o entendimento de como o território existencial de cidadãs egressas da tradição de cultura negra e popular reage à lógica hegemônica quanto aos sentidos estabelecidos do que é saúde.

Você pode acompanhar a transmissão desse lançamento pelo Facebook da EdUERJ.

O livro pode ser conferido no link abaixo:

https://eduerj.com/?product=mulheres-dos-cabelos-brancos-cartografias-do-cuidado-de-si-no-mundo-do-samba

 

Fonte: https://eduerj.com/?p=25265

Voltar ao topoVoltar