Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Lancet Countdown lança Relatório 2022 Sul-Americano sobre saúde e mudanças climáticas


06/04/2023

VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

No dia 28 de março, foi realizado o lançamento do Relatório 2022 Sul-Americano da Lancet Countdown sobre saúde e mudanças climáticas. O evento on-line foi organizado pela Lancet Countdown South America, o Centro Latino-Americano de Excelência em Mudanças Climáticas e Saúde da Universidade Peruana Cayetano Heredia e a Organização Pan-Americana da Saúde. A publicação conta com a colaboração de 21 instituições acadêmicas e agências da Organização das Nações Uunidas (ONU), com 28 pesquisadores e colaboradores de nove países latino-americanos representando várias disciplinas. 

O relatório faz um alerta sobre os efeitos adversos da mudança climática sobre a saúde principalmente nas populações mais vulneráveis da América do Sul e a necessidade de implementar medidas imediatas para proteger as populações dos impactos da crise climática.

De acordo com o documento, desde o ano 2000, o número estimado de mortes por calor tem aumentado continuamente entre pessoas com mais de 65 anos em quase todos os países. Brasil, Argentina, Colômbia e Venezuela foram os países mais afetados na região”. 

O relatório também indica a alteração das condições ambientais que também está afetando a distribuição geográfica das doenças infecciosas que são responsáveis por uma alta carga de enfermidades na América do Sul. Conforme citado no texto, “a adequação climática para a transmissão da dengue atingiu seu nível mais alto nos últimos anos, com um aumento de 35,3% em 2020, em comparação com o período de base de 1950 – 1960”. 

Durante a COP 27, o Brasil enfatizou a importância do clima para a saúde pública e o fortalecimento dos sistemas de saúde. O relatório afirma que apenas a Argentina e o Brasil relatam a incorporação de informações climáticas para sistemas de alerta precoces de ondas de calor em seus sistemas de saúde.

Após a apresentação do documento, os convidados participaram de uma rodada de perguntas. Entre eles, o coordenador do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz (FioPROSAS) no âmbito VPAAPS/Fiocruz e secretário executivo da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Guilherme Franco Netto. 

Netto foi indagado acerca do papel que as pesquisas desempenham na compreensão dos riscos relacionados à mudança climática na América do Sul. “A Fiocruz tem se preocupado com a temática e possui um espaço de discussão do pensamento para oferecer à sociedade brasileira soluções em prol da saúde e da qualidade de vida e, obviamente, a mudança do clima está incluída”, disse.

Segundo o coordenador, a Fiocruz também tem debatido a possibilidade de avançar na capacidade de compreensão da crise climática. “A ciência tem dado uma contribuição importante, mas precisamos articular essa produção científica com a produção de conhecimento que existe na sociedade, pois dificilmente conseguiremos avançar sozinhos. Os conhecimentos dos povos originários e das comunidades tradicionais são essenciais para que essa construção seja feita”, ressaltou.  

Brasil - No dia 25 de abril, das 13h30 às 16h30, será lançado o “Relatório 2023 Lancet Countdown – Recomendações para Políticas de Saúde no Brasil”. O evento é organizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Grupo de Estudos Saúde Planetária (IEA-USP) e o The Lancet Countdown in South America, e acontecerá no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), 4º andar, e será transmitido pelo Zoom.

Voltar ao topoVoltar