Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Jornada discute perspectivas sobre o futuro da educação brasileira


16/09/2019

Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

Educadores, professores, profissionais de serviços de saúde. Estes são apenas alguns exemplos de profissionais qualificados pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). A iniciativa, que já formou mais de 200 alunos, entre mestres e doutores, completa 15 anos em 2019. Para celebrar a data, será realizado, entre os dias 16 e 20 de setembro, um evento comemorativo que discutirá perspectivas sobre o futuro da educação e do ensino no Brasil. As inscrições podem ser realizadas pelo Campus Virtual Fiocruz. As atividades acontecem no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arthur Neiva, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos).

O encontro, que fomenta o desenvolvimento de parcerias de trabalho, como redes de pesquisa e ensino, contará com palestras, rodas de conversa, apresentações de pôsteres e exposições. Entre os destaques da programação estão conferências com renomados pesquisadores no campo da educação brasileira. No dia 18/09, às 14h, o professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Luiz Antonio Cunha, ministra a palestra Desafios da Educação no Brasil, em atividade integrada ao Núcleo de Estudos Avançados do IOC. Já no dia 20/09, às 10h, uma edição especial do Centro de Estudos do IOC recebe a pedagoga Nita Freire, viúva de Paulo Freire, que apresenta a palestra A pedagogia o compromisso, o legado de Paulo Freire e os desafios da Educação. No mesmo encontro, o artista plástico, caricaturista e pesquisador Camilo Riani discute o tema Cartoongrafia de Paulo Freire e da pedagogia da autonomia - arte colaborativa.

O encontro também abre espaço para atividades culturais que serão realizadas no Centro Cultural Light (Av. Mal. Floriano, 168, Centro). No dia 17/09, o espaço recebe a abertura da exposição O espetáculo das coisas: quando a arte encontra a ciência, a partir das 16h. No mesmo dia, às 17h30, a mesa-redonda Portinari & Saúde contará com a participação do artista Erik Costa e do empresário D'Artagnan Guimarães. 

Confira a programação.

Voltar ao topoVoltar