Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Alunos da Fiocruz recebem Prêmio Capes de Teses 2019


13/09/2019

Por: Ricardo Valverde (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

O Prêmio Capes de Teses 2019 premiou um aluno e concedeu duas menções honrosas a outras duas alunas da pós-graduação da Fiocruz. Jorlan Fernandes de Jesus, aluno da pós-graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) ganhou o Prêmio pela tese, vinculada ao programa Brasil sem Miséria, Arenavírus no Brasil: ecoepidemiologia e os aspectos de sua ocorrência no processo de expansão da agricultura familiar, na Área de Conhecimento Medicina II. Fernanda de Bruycker Nogueira e Vanessa Silva Moraes receberam menções honrosas. Segundo a coordenadora-geral adjunta da Coordenação-Geral de Educação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação, Eduarda Cesse, o prêmio tem um valor inestimável e atesta a qualidade das teses da pós-graduação brasileira. “É uma grande satisfação para a instituição e a certeza de que estamos formando bons quadros”, afirma Eduarda, ressaltando que as teses são analisadas por avaliadores ad hoc. Os três alunos serão homenageados em 15 de outubro, na cerimônia de entrega do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, instituído pela Fiocruz.

Fernanda de Bruycker Nogueira, da pós-graduação em Biologia Parasitária do IOC/Fiocruz, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes pela tese História evolutiva, caracterização e vigilância molecular das diferentes linhagens do vírus dengue tipo 1 no Brasil, dentro da Área de Conhecimento Ciências Biológicas III. Vanessa Silva Moraes, que além de aluna é também servidora do Instituto René Rachou (IRR/Fiocruz Minas), recebeu menção honrosa pela tese Produção de uma proteína recombinante do ovo de Schistosoma mansoni e avaliação de desempenho pelo imunoensaio de Elisa indireta empregando amostras sorológicas humanas, na Área de Conhecimento Medicina II.

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, cuja primeira edição ocorreu em 2017, tem quatro áreas: MedicinaSaúde ColetivaCiências Sociais e Humanas; e Ciências Biológicas Aplicadas a Saúde e Biomedicina. Os agraciados deste ano são, em Medicina, Luana Lorena Silva Rodrigues (premiada), do IOC/Fiocruz, e Vanessa Silva Moraes (menção honrosa), da Fiocruz Minas. Em Saúde Coletiva, Tatiana Vasconcelos dos Santos (premiada), do Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente (IFF/Fiocruz) e Ana Carolina Proença da Fonseca (menção honrosa), do IOC/Fiocruz. Em Ciências Biológicas aplicadas a Saúde e Biomedicina, Andréa Marques Vieira da Silva (premiada), do IOC/Fiocruz, e Denise Anete Madureira Alvarenga, da Fiocruz Minas, e Kayo Cesar Bianco Fernandes, do INCQS (menções honrosas). Em Ciências Humanas e Sociais, Daniela Savaget Barbosa Rezende (premiada), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (Icict/Fiocruz), e Aluízio de Azevedo Silva Júnior (Icict) e Luiz Alves Araújo Neto, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), ambos com menções honrosas.

A seleção foi realizada por uma Comissão Avaliadora de membros externos à Fundação e acompanhada pela Coordenação-Geral de Educação. No total, foram quatro vencedores e seis indicados a menções honrosas. Todos os que receberam prêmios e menções honrosas receberão certificados, assim como os orientadores. Cada premiado receberá um certificado, com indicação do ano de premiação. Além disso, também contarão com o apoio de R$ 7.500 (apenas os premiados) para participar de evento acadêmico/científico nacional ou internacional.

Orientadores

Os orientadores dos alunos da Fiocruz vencedores do Prêmio Capes 2019 são Elba Regina Sampaio de Lemos (aluno premiado Jorlan Fernandes de Jesus, pela tese Arenavírus no Brasil: ecoepidemiologia e os aspectos de sua ocorrência no processo de expansão da agricultura familiar); Flávia Barreto (aluna com menção honrosa Fernanda de Bruycker Nogueira, pela tese História evolutiva, caracterização e vigilância molecular das diferentes linhagens do vírus dengue tipo 1 no Brasil); e Paulo Marcos Zech Coelho (aluna com menção honrosa Vanessa Silva Moraes, pela tese Produção de uma proteína recombinante do ovo de Schistosoma mansoni e avaliação de desempenho pelo imunoensaio de ELISA indireta empregando amostras sorológicas humanas).

Em relação ao Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2019, os orientadores e co-orientadores vencedores são José Henrique da Silva Pilotto e Alcina Frederica Nicol (aluna premiada Luana Lorena Silva Rodrigues, do IOC, pela tese Aceitabilidade da Autocoleta Cervicovaginal na Determinação da Prevalência de Papilomavírus Humano (HPV) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (Ists) em Mulheres Portadoras ou não do Vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV-1) vivendo na região Tapajós, Amazônia, Brasil); Paulo Marcos Zech Coelho, Rafaella Fortini Grenfell de Queiroz e Lisa Shollenberger McEwen (aluna com menção honrosa Vanessa Silva Moraes, da Fiocruz Minas, pela tese Produção de uma proteína recombinante do ovo de Schistosoma mansoni e avaliação de desempenho pelo imunoensaio de Elisa indireta empregando amostras sorológicas humanas); Romeu Gomes e Martha Cristina Nunes Moreira (aluna premiada Tatiana Vasconcelos dos Santos, do IFF, pela tese Experiências de Sociabilidade de Adolescentes com Deficiência Física); Pedro Hernan Cabello Acero (aluna com menção honrosa Ana Carolina Proença da Fonseca, do IOC, pela tese Abordagem Epidemiológica e Molecular da Obesidade em uma Amostra do Rio de Janeiro); Milton Ozório Moraes (aluna premiada Andréa Marques Vieira da Silva, do IOC, pela tese Influência dos Polimorfismos nos Genes Ifnl3 e Ifnl4 na Resposta Virologica Sustentada e na Produção de Citocinas em Pacientes Brasileiros com Hepatite C Crônica Tratados com Alfapeginterferona); Cristiana Ferreira Alves de Brito e Taís Nobrega de Sousa (aluna com menção honrosa Denise Anete Madureira Alvarenga, da Fiocruz Minas, pela tese Malária como Zoonose na Mata Atlântica: Investigação Molecular da Infecção por Plasmodium em Primatas Neotropicais e Desenvolvimento de um Diagnóstico Diferencial); Maysa Beatriz Mandetta Clementino (aluno com menção honrosa Kayo Cesar Bianco Fernandes, do INCQS, pela tese Poluentes Químicos e Biológicos em Ambientes Aquáticos e seus Impactos na Estrutura e no Resistoma Móvel de Comunidades Microbianas); Inesita Soares de Araújo e Kátia Lerner (aluna premiada Daniela Savaget Barbosa Rezende, do Icict, pela tese A Produção Simbólica da Miséria e Os miseráveis: Estado, Mídia e População); Inesita Soares de Araújo e Maria Natália Ramos (aluno com menção honrosa Aluízio de Azevedo Silva Júnior, do Icict, pela tese Produção Social de Sentidos em Processos Interculturais de Comunicação e Saúde: A Apropriação das Políticas Públicas de Saúde para Ciganos no Brasil e em Portugal); e Luiz Antonio da Silva Teixeira (aluno com menção honrosa Luiz Alves Araújo Neto, da COC, pela tese Prevenção do Câncer no Brasil: Mudança Conceitual e Continuidade Institucional no Século 20).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar