08/11/2021
Por: Maíra Menezes (IOC/Fiocruz)*
Idealizado por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o jogo Hiji Sushi foi o vencedor da categoria de jogos digitais do Concurso Rebeldias, promovido pela Rede Brasileira de Estudos Lúdicos (Rebel). O resultado da premiação foi anunciado no dia 23 de outubro, no encerramento da oitava edição do Fórum Acadêmico de Estudos Lúdicos (Fael 8).
O projeto foi desenvolvido pelos pesquisadores Tânia Zaverucha do Valle, do Laboratório de Imunomodulação e Protozoologia, e Gabriel Limaverde Sousa, do Laboratório de Esquistossomose Experimental, em parceria com Thiago Santos Magalhães, responsável pelo design e programação. A iniciativa contou ainda com a colaboração de Rafael Augusto Ribeiro e Beatriz de Lima Furtado, responsáveis pela arte.
De forma lúdica, o jogo busca promover a conscientização sobre a importância da lavagem das mãos e a forma correta de executar o procedimento, que é fundamental para prevenir a transmissão de doenças. O desafio se desenvolve no cenário de um restaurante de culinária japonesa, onde o jogador deve preparar refeições com rapidez, sem se descuidar da lavagem frequente e completa das mãos.
O Hiji Sushi pode ser acessado online no site do IOC e encontra-se disponível para download na plataforma Educare, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de forma gratuita. O financiamento do projeto foi realizado a partir do edital para Recursos Comunicacionais e Educacionais Abertos (REA) da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz.
*Edição: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)
Mais em outros sítios da Fiocruz
Mais na web