Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IOC divulga manifesto de apoio à “Carta de Sobral”, da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência


04/04/2019

Fonte: IOC/Fiocruz

Compartilhar:

O Instituto Oswaldo Cruz reitera o documento elaborado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que versa sobre a necessidade de investimentos em Educação, Saúde Pública e em Ciência, Tecnologia & Inovação, fundamentais para o desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades. 

Confira, abaixo, o manifesto de apoio produzido pela Diretoria do IOC:

O Instituto Oswaldo Cruz, unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz, vinculada ao Ministério da Saúde, é reconhecido nacional e internacionalmente por suas atividades nas áreas de Saúde Pública formação de Recursos Humanos, Laboratórios de Pesquisa, Serviços de Referência e Coleções Biológicas. Suas atividades têm contribuído para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e diminuição das desigualdades em nosso país.

Frente a estas contribuições, que se acumulam desde a fundação da instituição, em 1900, a Diretoria do IOC manifesta apoio à Carta de Sobral, elaborada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 30/03/2019, em sua reunião anual regional, realizada na cidade de Sobral (CE), entre os dias 27 e 30 de março.

Inaugurado em 1908, o “Curso de Aplicação” do Instituto Oswaldo Cruz foi a primeira escola brasileira de pós-graduação, pública e gratuita, e uma verdadeira inovação e um marco no panorama científico nacional. Educação e Saúde pública, gratuitas e de qualidade são direitos constitucionais e devem ser garantidos. Da mesma maneira, investimentos em Ciência, Tecnologia & Inovação (CT&I) são necessários para o desenvolvimento nacional e a redução das desigualdades. Investimentos nestas três áreas – Saúde, Educação e CT&I – possibilitam a construção de um pilar nacional sustentável, que contribui para um país socialmente mais justo, mais solidário e, com isso, efetivamente soberano.

Manguinhos, 02 de abril de 2019

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar