Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições abertas para edital PMA 2020


20/04/2020

Emerson Rocha - VPPCB

Compartilhar:

A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), por meio do Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA), abre o edital que selecionará propostas de pesquisa com foco na Atenção Primária de Saúde (APS) que formarão nova rede de pesquisa aplicada ao Sistema Único  de Saúde (SUS) no segundo semestre de 2020. O edital está aberto até às 15h59 do dia 30 de abril, para todos os servidores públicos lotados na Fiocruz com atuação em pesquisa.

A iniciativa também faz parte do esforço da Presidência no apoio às pesquisas relacionadas à Covid-19 na APS em todas as unidades, escritórios e programas especiais da instituição em todo o país, no âmbito do Sistema Inova Fiocruz.

Outras informações no e-mail: editalpma2020@fiocruz.br. Para fazer a inscrição, clique aqui.

O que é PMA?

O Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA) foi criado para fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa aplicada na área de saúde pública, de forma que os resultados das pesquisas sejam apropriados pelos interlocutores/público-alvo – trabalhadores, gestores, usuários e sociedade em geral levando em conta o amplo espectro do sistema e dos serviços de saúde pública brasileiro.

Desde o início do programa, foram desenvolvidos estudos com diversos desenhos metodológicos, tais como os avaliativos, epidemiológicos e intervencionais, que geraram diferentes produtos para o SUS: modelos, metodologias, diretrizes, levantamentos, protocolos, entre outros.

A  última rede de pesquisas do PMA (2015 - 2020) focou na qualificação do acesso em saúde, também foram experimentados novos olhares sobre o processo de disseminação científica, trazendo a importância da articulação entre os diferentes interlocutores e parceiros implicados na pesquisa, aliada às estratégias e produção de peças comunicacionais.

Para conhecer as nossas peças sobre as pesquisas da Rede PMA, produzidas pelo núcleo de disseminação científica, basta clicar aqui.

 

Voltar ao topoVoltar