Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

INCQS no ‘Encontro Regional Latin America da US Pharmacopeia’


26/11/2019

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:


O diretor do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz), Antonio Eugenio de Almeida, o coordenador do Núcleo Técnico de Medicamentos (NT MED), Thiago Novotný e a responsável pelo Setor de Substâncias Químicas de Referência (SQR), Luciana de Oliveira Santos, representaram o Instituto no Encontro Regional Latin America da US Pharmacopeia (USP) no dia 22 de outubro, em São Paulo. 

Promovida pela Farmacopeia Americana para promover a campanha global Unidos para construir confiança em medicamentos de qualidade, na reunião foram debatidas a qualidade nos setores de medicamentos, suplementos alimentares e alimentos; as normas técnicas para ajudar a assegurar a maior segurança dos produtos, desde a fabricação até o momento do consumo; e possíveis soluções para as preocupações de saúde.

Além disto, foram feitas diversas apresentações, dentre as quais: a comparação da legislação regulatória na área de medicamentos entre os países da América Latina, pelo presidente da Associação Latino-americana de Profissionais de Assuntos Regulatórios (AlóProSciences), Dr. Julio Sánchez, e as experiências como voluntárias do painel de especialistas da USP, pelas Dras. Gláucia e Maria Inês. 

Durante o evento também houve a realização de trabalhos de grupo para apontar as principais questões e traçar as estratégias nas quais a USP poderia colaborar em três eixos principais: acesso a medicamentos biológicos, inovação e fortalecimento dos sistemas regulatórios. “A ideia é que nos próximos anos a Farmacopeia Americana desenvolva estratégias para contribuir na garantia da qualidade dos medicamentos, de acordo com as necessidades e prioridades loco-regionais. Esta foi a primeira experiência voltada para grupos de especialistas representando a academia e instituições de governo dos países da América Latina”, explicou Thiago Novotný.

Participaram da reunião cientistas, profissionais de saúde, especialistas da indústria, acadêmicos, pessoas envolvidas com a defesa do consumidor e integrantes de órgãos reguladores.

INCQS recebe convite para Fórum da Farmacopeia Americana:

O INCQS foi convidado para participar como instituição observadora do Fórum da Farmacopeia Americana, a ser realizado no próximo ano, juntamente com a celebração do bicentenário da sua fundação em Rockville, nos Estados Unidos.

A US Pharmacopeia (USP) é uma organização de desenvolvimento de padrões e normas técnicas, que são legalmente reconhecidas e usadas em cerca de 140 países visando promover a qualidade. Trabalha em cooperação com representantes de agências governamentais e colabora com especialistas de todo o mundo.

Seu objetivo é aumentar a conscientização e reduzir o risco de medicamentos, alimentos e suplementos alimentares fora do padrão de qualidade ou abaixo dele.
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar