Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

'Imunofarmacologia da Covid-19' é tema de curso de doutorado no IOC


07/08/2020

Por: Vinicius Ferreira (IOC/Fiocruz)

Compartilhar:

O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) divulga a Chamada de Seleção Pública Excepcional para o curso de doutorado – 2020.2, na temática Imunofarmacologia da Covid-19, em conformidade com o Programa Estratégico Emergencial de Prevenção e Combate a Surtos, Endemias, Epidemias e Pandemias (Edital de Seleção Emergencial II Capes – Fármacos e Imunologia). O projeto de pesquisa contemplado no edital é coordenado pela pesquisadora Patrícia Torres Bozza, chefe do Laboratório de Imunofarmacologia do IOC e docente do Programa.

Os interessados, com curso superior completo e título de Mestre, deverão efetuar a inscrição entre os dias 10 e 23 de agosto de 2020, via Plataforma SIGA. Serão oferecidas até seis (06) vagas. O curso será ministrado em horário integral, com carga horária de 40 horas semanais e duração máxima de três anos (36 meses), incluindo a realização e defesa de tese.

Os candidatos classificados serão encaminhados pela coordenação do Programa a até dois docentes, que serão seus orientadores, membros do projeto “Imunofarmacologia da Covid-19: identificação de alvos terapêuticos e reposicionamento de fármacos para conter a replicação viral, inflamação e distúrbios da coagulação”, aprovado no Edital da Capes.

Alguns dos temas abordados serão alterações imunometabólicas em células infectadas por SARS-CoV-2, fenótipo e perfil de ativação das células imunes nas respostas inflamatória e anti-viral, respostas do hospedeiro à infecção e à terapia de pacientes com formas graves da doença e identificação de novos alvos e desenvolvimento de fármacos com atividade anti-inflamatória e/ou imunomoduladora.

“A presente chamada busca contribuir para a formação de profissionais altamente qualificados para atuar em projetos multidisciplinares e colaborativos que são fundamentais para dar respostas baseadas em evidências científicas frente aos desafios da Covid-19“, comenta a coordenadora do projeto de pesquisa aprovado no edital da CAPES.

Para mais informações, confira a chamada de seleção

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar