Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Importância do Censo 2020 para a pesquisa em saúde é tema de debate


31/05/2019

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

Reconhecido como uma das principais fontes de dados populacionais e socioeconômicos do país, o Censo Demográfico brasileiro está em fase preparatória para ir a campo, em 2020, como tradicionalmente acontece de dez em dez anos no território nacional. Dada sua importância em fornecer evidências científicas ao campo da saúde pública, bem como em subsidiar a formulação de políticas públicas, a Fiocruz, por meio do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), convida especialistas de diferentes instituições para debater maneiras de fortalecer e apoiar a proposta técnica do levantamento, que já está em curso pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O debate será realizado na terça-feira, 4/6, às 9h, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, no campus Fiocruz, sob a mediação da pesquisadora Dalia Romero, do Lis/Icict, que também idealizou o encontro. Ela explica que o levantamento censitário é um dos poucos instrumentos que permite a obtenção de informações diversas em nível geográfico de pequeno porte, como municípios e áreas intramunicipais. “Além disso, o censo é a principal fonte de dados para o desenho de inquéritos por amostragem, fornecendo informações sobre grupos populacionais específicos, como população jovem, idosa, indígenas, dentre outras, incluindo suas principais características”, completa. 

Além do papel científico, em termos de gestão pública, as estimativas e projeções populacionais desenvolvidas a partir do Censo são fundamentais para a formulação de políticas públicas de saúde, que se utilizam de indicadores como expectativa de vida, mapas de pobreza, dentre outros. Realizado há quase um século e meio no Brasil, o Censo Demográfico brasileiro é uma atribuição do IBGE, instituição federal que completou 83 anos no último dia 29 de maio. “É importante ressaltar que muitas conquistas da sociedade brasileira devem-se à disponibilidade de informação estatística e geográfica de alta qualidade fornecida pelo instituto”, destaca a pesquisadora.

O evento terá a participação da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e de Christovam Barcellos, vice-diretor de pesquisa, ensino e inovação do Icict, além de 11 debatedores que realizam atividades de pesquisa em diferentes instituições, como IBGE, Escola Nacional de Ciências Estatísticas (Ence/IBGE), Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e Centro Brasileiro de Estudos em Saúde (Cebes), conforme programação abaixo. O debate é aberto ao público, com vagas limitadas. Certificados de participação serão emitidos aos participantes que se cadastrarem no site do evento. 

Serviço

Debate: Censo 2020 e saúde – Importância para evidências científicas e políticas públicas
Data
: terça-feira, 4 de junho
Horário: 9h
Local: Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos – Pavilhão Haity Moussatché – Avenida Brasil, 4.365 – Campus Fiocruz – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br


 

Mais na web

Voltar ao topoVoltar