Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz recebe indicação para ser Centro Estadual de Referência para o Método Canguru


04/10/2022

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi indicado pelo Ministério da Saúde para ser Centro Estadual de Referência para o Método Canguru (MC), modelo de atenção perinatal e Política Nacional de Saúde voltada para a atenção qualificada e humanizada, que reúne estratégias de intervenção biopsicossocial com uma ambiência que favoreça o cuidado ao recém-nascido e à sua família.

Nesse contexto, a coordenadora de Ações Nacionais e de Cooperação e do Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz, Maria Gomes, a enfermeira neonatologista do IFF/Fiocruz, Marcelle Campos Araújo, e a médica neonatologista do IFF/Fiocruz, Ana Beatriz Souza Machado, representaram o Instituto no International Meeting On The Kangaroo Method: Bringing Immediate Kangaroo Care To Life For Healthcare Professionals, evento realizado em 22/9, em Brasília.


Da esquerda para a direita: Ana Beatriz Souza Machado, Maria Gomes e Marcelle Campos Araújo (Foto: IFF)

Promovido pela Academia Americana de Pediatria (AAP) em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil, o encontro teve como objetivo apresentar resultados positivos de estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os benefícios do Método Canguru precoce, além de ser um momento de troca de experiências e fortalecimento da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Canguru no Brasil, o evento possibilitou o encontro com alguns alunos que são tutores e representantes dos Centros Estaduais de Referência para o Método Canguru.


Ao centro, Maria Gomes e Marcelle Campos Araújo com dois alunos do Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal que trabalham na Maternidade Ana Braga, em Manaus (Foto: IFF)

Para Maria Gomes, a participação no evento foi mais uma oportunidade para a consolidação do papel do IFF/Fiocruz como Instituto Nacional. “Temos diferentes ações e o espaço desse encontro concretizou essa perspectiva. Estivemos com colegas de outras unidades neonatais de todo país, que também são Centros Estaduais de Referência para o Método Canguru, que integram a Estratégia QualiNeo. São unidades que participam do sistema de monitoramento, coordenado pelo IFF/Fiocruz, trabalham em estratégias de melhoria do cuidado, incluindo o fortalecimento do MC, assim como também foi um momento de encontro com alunos do nosso Curso de Especialização em Enfermagem Neonatal. Tivemos muito reconhecimento de diferentes estados, maternidades, de colegas de vários lugares do país sobre a importância das ações hoje desenvolvidas pelo Instituto, não só no fortalecimento do MC no Brasil, mas também nos demais componentes que qualificam e integram o cuidado neonatal”.

Já a gestora da Área de Atenção à Saúde do Recém-Nascido do IFF/Fiocruz, Suyen Heizer Villela, celebrou a indicação. “Ficamos orgulhosos com essa responsabilidade. A Área de Atenção à Saúde do Recém-Nascido do IFF/Fiocruz está 100% comprometida com a redução da morbimortalidade neonatal, e o Método Canguru aliado à amamentação, viabilizam uma melhoria expressiva no cuidado, diminuindo o tempo de internação, o risco de infecções e a mortalidade em si. Esperamos contribuir com as outras maternidades para que atinjam o mesmo objetivo”.

Voltar ao topoVoltar