Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz promove lançamento do livro 'Transmasculinidades Negras'


05/09/2022

IFF/Fiocruz

Compartilhar:

O Centro de Estudos Olinto de Oliveira do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) sediou (30/8) o lançamento do livro Transmasculinidades Negras - Narrativas Plurais em Primeira Pessoa. A obra, da editora Ciclo Contínuo Editorial, foi organizada por Bruno Santana, Leonardo Peçanha e Vércio Conceição. No evento no IFF/Fiocruz, compuseram a mesa de debates Leonardo Peçanha; o estudante de Serviço Social na Universidade Federal Fluminense (UFF), Theo Souza; e o professor da Escola de Serviço Social (ESS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coautor do livro, Guilherme Almeida.


Os textos trazem reflexões acerca das transmasculinidades negras, a partir do ponto de vista dos autores, homens trans negros (foto: IFF/Fiocruz)

O livro, que mobiliza e problematiza duas categorias sociais centrais (a masculinidade e a negritude), reúne uma seleção de textos com diferentes gêneros acadêmicos, literários e artigos que são frutos de pesquisas, como também narrativas memorialistas, poesias e histórias de vida, além de expressões artísticas-ativistas em forma de imagens e ilustrações.

Os textos trazem reflexões acerca das transmasculinidades negras, a partir do ponto de vista dos autores, homens trans negros. “Essa temática é abordada através do olhar dos próprios sujeitos sociais que vivenciam cotidianamente a condição racial e de gênero que se diferencia das corporalidades transmasculinas brancas, como também das masculinidades cisgêneras, brancas ou negras”, explica o doutorando do Instituto, Leonardo Peçanha, que também é um dos organizadores e coautor do livro.

Sobre a importância da abordagem, iniciativa pioneira no IFF/Fiocruz, Leonardo destaca. “O diálogo com essa temática leva a reflexões sobre demais temas, como transfobia, racismo, saúde mental e decolonialidade”. 

O evento foi organizado pela professora do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM) do IFF/Fiocruz, Tatiana Wargas, por Leonardo Peçanha, e pela doutoranda do IFF/Fiocruz, Camila Rebouças. Protagonizado pelos discentes, o encontro foi apoiado pela Coordenação do Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher (PGSCM) do IFF/Fiocruz, pela Liga Transmasculina João W. Nery e pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans).

O lançamento reuniu professores, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e sociedade civil. Após o debate, foi realizada uma tarde de autógrafos com um dos autores, com sorteio e venda de livros no local.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar