Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz passa a integrar a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso


20/08/2021

Everton Lima

Compartilhar:

O Portal de Boas Práticas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) foi convidado para integrar a Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso – confira a live de lançamento realizada no dia 17 de agosto. A iniciativa visa aumentar a conscientização global sobre as questões de segurança materna e neonatal e reúne todos os segmentos interessados para que, por meio da força de sua representatividade e comprometimento com a causa, possa estabelecer diálogo com toda a população. Outro objetivo dessa ampla parceria, além de reduzir a mortalidade materna e neonatal, é garantir direitos básicos para o parto e o nascimento no Brasil.

A Aliança já conta com mais de 30 organizações de saúde articuladas para a celebração do Dia Mundial da Segurança do Paciente, estabelecido em 2019 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar o engajamento público, promover ações globais para aumentar a segurança do paciente e reduzir os danos relacionados à assistência.

.

Este ano, a data, celebrada no dia 17 de setembro, terá como tema o “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, e o slogan da campanha é "Aja agora em favor de um Parto Seguro e Respeitoso!", visto que, de acordo com a Aliança, hemorragias, infecções, abortos inseguros, eclampsia e parto obstruído são as complicações responsáveis por mais de 70% das mortes maternas. Outro dado que merece atenção é que cerca de 6.700 recém-nascidos morrem todos os dias, o que representa 47% de todas as mortes de menores de 5 anos.

Em nome da Aliança, o convite foi feito pelo pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) e presidente da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP), Victor Grabois. “Além da relevância da iniciativa, destacamos que o convite é mais um reconhecimento do papel do Portal nos esforços para a qualidade e segurança do cuidado obstétrico e neonatal em nosso país. Seguimos juntos!”, afirma a coordenadora do Portal de Boas Práticas e de Ações Nacionais e de Cooperação do Instituto, Maria A S Mendes Gomes.

Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez

Em prol do Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, celebrado no dia 28 de maio, a Rede Brasileira de Estudos Sobre Hipertensão na Gravidez (RBEHG) promoveu, em 22 de maio, por meio do Portal de Boas Práticas do IFF/Fiocruz, o I Congresso Brasileiro sobre Hipertensão na Gravidez. A iniciativa teve como objetivo articular esforços de pesquisadores e especialistas em torno da discussão sobre as melhores diretrizes e condutas clínicas para a prevenção e tratamento das situações de hipertensão na gestação. Clique aqui e confira.

Papel do Portal de Boas Práticas nos 10 anos do IFF/Fiocruz como Instituto Nacional

Para ampliar o acesso ao conhecimento, gerar e difundir iniciativas para políticas e programas de saúde, foi desenvolvido, em 2017, o Portal de Boas Práticas, com foco na melhoria da prática clínica, com a disponibilização de documentos das autoridades sanitárias brasileiras, orientações e notas técnicas nacionais sobre o cuidado com gestantes/puérperas, recém-nascidos e crianças. No final de 2019, o Portal já havia sido reconhecido e utilizado em todo Brasil e hoje possui cerca de 200 mil acessos por mês de todo o país, sendo um grande aliado na disseminação de informações qualificadas nesse período de pandemia da Covid-19.

                        

Voltar ao topoVoltar