Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF/Fiocruz adquire aparelho de raios X telecomandado digital


17/12/2020

Por: Everton Lima (IFF/Fiocruz)

Compartilhar:

O Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), sempre em busca das melhores tecnologias para prestar um cuidado de qualidade aos usuários, fez a aquisição de um aparelho de Raios X Telecomandado. O equipamento é um aparelho de Raios X digital, que permite adquirir imagens em modo de fluoroscopia, ou seja, imagens radiográficas dinâmicas, além das radiografias padrão. Com isso, realiza estudos dinâmicos contrastados do sistema urinário, digestório e reprodutor feminino.

Dos principais procedimentos dinâmicos contrastados em que o aparelho será utilizado nos atendimentos aos usuários do Instituto, temos a Urografia Excretora, para avaliação da estrutura e funcionamento do sistema urinário quando existe suspeita de massas renais, como tumores, cálculos ou anomalias genéticas; a Uretrocistografia,  para estudar especificamente uretra e bexiga, a micção e possíveis refluxos ureterais; o intestino grosso e reto são objetos de estudo do exame Enema Opaco na pesquisa de Megacólon, constipação crônica, sangramento nas fezes, doença inflamatória intestinal (retocolite ulcerativa e doença de Chron); a Seriografia de Esôfago, Estômago e Duodeno (SEED) avalia o trato gastrointestinal alto e é possível realizar o diagnóstico de hérnia de hiato, úlcera, tumores, lesões e obstruções; o exame de Trânsito Intestinal mostra a forma e funcionamento da área do intestino delgado, diagnosticando causas de diarreias, má absorção e, até mesmo, alguns tumores e a infertilidade e anomalias no aparelho reprodutor feminino podem ser investigadas através do exame de Hiterossalpingografia.

Equipe da radiologia do Instituto Fernandes Figueira (Imagem: IFF)

Uma das gestoras da Radiologia do IFF/Fiocruz, Tainá Olivieri, avalia a importância da aquisição. “O IFF/Fiocruz sempre foi referência no Estado do Rio de Janeiro nessa modalidade diagnóstica de acesso restrito, inclusive na rede particular. Com o novo aparelho, com tecnologia digital - o mesmo instalado em um hospital privado com o melhor parque tecnológico do estado -, além de podermos permanecer oferecendo os procedimentos aos nossos usuários e para a rede, produziremos imagens com a devida qualidade radiográfica necessária para o diagnóstico assertivo, associando o mínimo possível de dose de radiação nos usuários. Também poderemos desenvolver produtos de educação a serem divulgados pelo Instituto quanto a novos protocolos de exames contrastados com doses de radiação otimizadas, estudos alvo de publicação e projetos de mestrado e doutorado em Radiologia”.

De acordo com o engenheiro de segurança do IFF/Fiocruz, Jorge Luiz Pereira da Costa, o aparelho é o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado do Rio de Janeiro. “O equipamento é totalmente digital, as imagens geradas nele são armazenadas no servidor de informática próprio, o que minimiza a necessidade de impressão da imagem, pois o médico assistente poderá ter acesso a imagem em computador/terminal da rede interna do Instituto e, futuramente, também via web”, explica ele.

Tainá agradece a conquista. “Gostaria de agradecer à Direção do IFF/Fiocruz, que sempre se empenhou muito na conquista da verba necessária para a aquisição, à equipe de Engenharia Clínica e Manutenção, que não pouparam esforços em nos ajudar com a tramitação documentacional para a licitação e adequações estruturais necessárias para a instalação, e aos gestores das diferentes áreas do Instituto, que apoiaram a decisão institucional de realizar essa aquisição em atendimento à uma demanda presente e comum às unidades e ambulatórios”.

O diretor do IFF/Fiocruz, Fábio Russomano, informa que o aparelho de Raios X Telecomandado foi adquirido com recursos não previstos no orçamento do Instituto, mas que foram redirecionados para essa finalidade pela Presidência da Fiocruz, em 2019, sensibilizados com as crianças que dependiam do equipamento, como as em pós-operatório de cirurgias para correção de malformações congênitas. “Com a aquisição, melhoraremos o atendimento às nossas crianças e doamos o equipamento antigo ao Hospital Municipal Jesus. Esse investimento demonstra a preocupação da Direção com a qualidade do cuidado aos nossos usuários e a priorização da Presidência da Fiocruz às unidades com atividades finalísticas”, ressalta ele.

Voltar ao topoVoltar