Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

IFF recebeu a visita de jogadoras profissionais de futebol feminino


12/03/2020

Por: Aryanne Valenzuela (SPCOC/Fiocruz)

Compartilhar:


Na semana do Dia Internacional da Mulher (8/3), as jogadoras de futebol do Flamengo/Marinha visitaram o programa Amigos do Figueira, no Instituto Nacional da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a fim de conhecer às mulheres guerreiras que se doam integralmente aos cuidados de seus filhos. As atletas puderam compreender um pouco mais dos três projetos atendidos atualmente: Novos Caminhos, Volta pra Casa e Núcleo de Apoio a Projetos Educacionais e Culturais (Napec).

A visita começou durante uma aula de textura e decoupage e seguiu para as enfermarias, onde os voluntários do Napec realizavam atividades de apoio escolar ou brincavam com as crianças e adolescentes internados. Antes das jogadoras conhecerem a sua filha Sara, ainda na sala do Novos Caminhos, Ubiranilde Azevedo contou um pouco de sua trajetória no hospital, que já dura quase seis anos, e como a iniciativa vem aumentando a sua qualidade de vida. “Isso aqui é um momento de lazer e de muito aprendizado. A gente consegue se distrair, relaxar e fazer uma renda. O curso abraça as mães, é um suporte para que a gente continue aqui dentro do hospital nessas longas internações”, destacou.

A zagueira Karen Rocha se surpreendeu com a história e ofereceu apoio não só a ela, mas a todas as mães. “Nós chegamos aqui e não entendíamos o que estava acontecendo. Temos uma vida totalmente diferente: corremos atrás de nossos sonhos e trabalhamos no que a gente ama. Fiquei muito feliz em saber que vocês estão tendo uma oportunidade para fazer alguma coisa para suas vidas não pararem. O que eu posso falar é que eu quero ajudar”, comentou. “Quero parabenizar também a todos os voluntários, além de desejar que esses projetos sejam muito abençoados”, concluiu a zagueira Karen Rocha.

A goleira Kaká compartilhou da mesma opinião de sua colega de time ao vivenciar momentos diferentes de sua rotina relacionada ao futebol. “É especial estar aqui. Ver a luta da mãe, ver a luta da mulher. Ver como a gente é forte e suporta certas coisas da vida. É bom saber que a gente pode divulgar, e que qualquer ajuda é sempre bem-vinda”, enfatizou.

Programa Amigos do Figueira

O programa Amigos do Figueira é uma rede de solidariedade que nasce com o objetivo de ajudar ações realizadas no IFF/Fiocruz, em apoio a crianças e adolescentes com condições complexas ou dependentes de tecnologias, e suas famílias. É uma realização do Napec e Novos Caminhos, com gestão do Instituto e administração da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (Spcoc/Fiocruz), e idealização do Escritório de Captação de Recursos da Fiocruz.

Para saber mais sobre o programa, os projetos atendidos e fazer parte desta rede de amigos sendo um doador, acesse o site Amigos do Figueira.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar