Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

ICTB promove aula aberta sobre métodos alternativos ao uso de animais de laboratório (1/2)


25/01/2021

Fonte: ICTB/Fiocruz

Compartilhar:

Na próxima segunda-feira, 1/2, às 9h, haverá a aula inaugural da Especialização em Métodos Alternativos ao uso de Animais de Laboratório (ICTB/Fiocruz), pela plataforma Zoom. Intitulada O papel do Concea na implementação dos métodos alternativos no Brasil, o evento contará com a palestra de Ekaterina Rivera, veterinária reconhecida nacional e internacionalmente pela sua dedicação no campo dos cuidados com animais de laboratório.

Em 2020, Ekaterina foi a primeira medica veterinária fora dos Estados Unidos a receber o Charles River Award, concedido pela American Association for Laboratory Animal Science e que expressa o reconhecimento a profissionais pelo seu trabalho e contribuição na área de medicina e ciência em animais de laboratório. Graduada em 1967 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), concluiu seu mestrado em Ciência de Animais de Laboratório pela Royal Veterinary College, University Of London (1989). Entre os anos de 1979 e 2014 foi coordenadora do Biotério Central da UFG e em meados de 1990 foi convidada para colaborar com o Programa de Pós-graduação em Ciência Animal. Em 2017, Ekaterina recebeu da Universidade Federal do Goiás (UFG) o título de Notório Saber, que equivale ao doutorado acadêmico. Já em 2019, recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o título de Pesquisadora Emérita. A veterinária também teve uma participação decisiva na elaboração da Lei n° 11794/2008, que regulamenta o uso de animais para fins científicos e é a atual Coordenadora do Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (CONCEA).

A aula é aberta ao público, porém é necessário realizar inscrição enviando um e-mail para metodosalternativos.ictb@fiocruz.br, informando seu nome e instituição profissional ou de ensino ao qual é afiliado(a).

Serviço

Tema: "O papel do Concea na implementação dos métodos alternativos no Brasil",
Data: 1/2/21, segunda-feira
Horário: 9h
Local: virtualmente pelo zoom (o link será enviado aos participantes inscritos)

* Com informações UFG

Voltar ao topoVoltar