26/07/2021
Fonte: Canal Saúde
Autora de livros e contos de sucesso como o premiado A Cor da Ternura, vencedor dos prêmios Jabuti e Adolfo Aisen e traduzido para o inglês para o Africa World Press, Geni Guimarães iniciou seus pequenos versos ainda na escola. Nascida no interior de São Paulo, sofreu com racismo no colégio. Foi impedida de interpretar Chapeuzinho Vermelho em uma peça teatral por ser negra, o que a levou a esfregar tijolos em sua pele na tentativa de clareá-la. Nenhuma violência racial impediu seu desejo de se tornar professora, e assim foi a primeira mulher negra a lecionar na cidade de Barra Bonita (SP).
Geni Guimarães, como professora, gosta de ouvir as crianças, principalmente as negras, buscando fortalecer a autoestima delas. Como escritora, apenas deixa fluir. Seu primeiro livro de poemas foi Terceiro Filho (1979), e nos anos 1980, integrou o coletivo Quilombhoje, onde ampliou sua dedicação às questões raciais, chegando a se candidatar a vereadora pela sua cidade.
Com uma extensa e intensa carreira, a poeta, escritora e professora, Geni Guimarães, conversa de forma remota sobre sua trajetória, com o apresentador Renato Farias, no Ciência e Letras desta semana.
Sobre o Ciência e Letras
O programa, fruto de uma parceria entre o Canal Saúde e a Editora Fiocruz, é para os amantes de livros em geral e promove o encontro entre a escrita da academia e os temas de outros saberes. Inédito às terças-feiras, às 10h, para todos os públicos.
Como assistir
Televisão: canal 2.4, no Rio de Janeiro e em Brasília e 1.4, em São Paulo, na multiprogramação da TV Brasil, no Sistema Brasileiro de TV Digital (também é acessível para celulares com TV); em todo o Brasil por antena parabólica digital (frequência 4085). Internet: acesse o site do Canal Saúde e clique em ''Assista Agora' na página principal (acessível por computadores e dispositivos móveis). Aplicativo: baixe o app do Canal Saúde em um dispositivo móvel e assista aos programas em tempo real.
Mais em outros sítios da Fiocruz