Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz terá participação expressiva na 74ª Reunião Anual da SBPC


22/07/2022

Agência Fiocruz de Notícias

Compartilhar:

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começará neste domingo (24/7), voltará a ocorrer presencialmente após dois anos de atividades virtuais em decorrência da pandemia de Covid-19. A 74ª edição do evento se estenderá até 30 de julho e terá como sede o campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), onde a Fiocruz Brasília está instalada. Com o tema Ciência, independência e soberania nacional, a solenidade, que terá uma expressiva participação da Fiocruz, marcará também a retomada das atividades presenciais no campus e terá mesas nos outros três campi da universidade (Ceilândia, Gama e Planaltina), além de sessões virtuais.

A programação científica contará com mais de dez pesquisadores da Fundação, em conferências, mesas-redondas, painéis e sessões especiais. Além da presidente da Fundação, Nísia Trindade Lima, participam os cientistas Margareth Dalcolmo, Carlos Médicis Morel, Guilherme Loureiro Werneck, Lorelai Kury, Maurício Lima Barreto, Aloysio da Silva Ferrão Filho, Martha Cristina Nunes Moreira, Ana Maria Segall-Corrêa, Renato Sérgio Balão Cordeiro, Ruth da Conceição Costa e Silva Sacco e Nicole Fajardo Maranha Leão de Souza.

“Mais uma vez, a reunião anual da SBPC contará com a presença da Fiocruz, mas pela primeira vez a Fundação estará como filiada institucional, após a assinatura da filiação em 20 de abril deste ano. A filiação foi fundamental para reforçar o laço entre as instituições, que remonta às origens da SBPC, e reafirmou nosso compromisso em contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, visando aos interesses e às necessidades da sociedade brasileira, em plena consonância com a missão da SBPC”, destaca Nísia.

A presidente da Fundação também participará de uma sessão especial em que a Fiocruz homenageará a Universidade de Brasília por seu aniversário de 60 anos. A solenidade será coordenada pela diretora da Fiocruz Brasília, Maria Fabiana Damasio Passos, e terá palestras da presidente da Fiocruz, da reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, e do presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

“Será um prazer e uma honra participar da sessão ao lado deles. O tema central não poderia ser mais atual, Ciência, independência e soberania nacional, neste ano em que, além dos 60 anos da SBPC, celebramos os 200 anos da Independência. Será especial voltar aos eventos presenciais no campus principal da UnB. Além das apresentações, também jogos, rodas de conversas e outras atividades trarão a alegria da interação nesse reencontro. A Fiocruz estará presente de forma intensa na programação científica, mas também na SBPC Cultural, SBPC Vai à Escola, SBPC Jovem e na Expotec, abordando a ciência e a saúde em seu caráter transdisciplinar, o que é cada dia mais necessário”, comenta Nísia.

O evento terá uma área de 100 m² dedicada a atividades interativas de divulgação científica e popularização da ciência, o SBPC Jovem, no qual a Fiocruz lançará o Dossiê mulheres e meninas na ciência. No programa SBPC Vai à Escola será apresentado o projeto Mais Meninas na Ciência, iniciativa da Fiocruz Minas em parceria com outras unidades da Fundação, como a Fiocruz Brasília, a Casa de Oswaldo Cruz e o Instituto Fernandes Figueira. O papel da ciência na sociedade, a responsabilidade social do cientista, o combate ao negacionismo e a importância da ciência para o desenvolvimento da sociedade serão temas da palestra do pesquisador Samuel Goldenberg, do Instituto Carlos Chagas (ICC/Fiocruz Paraná).

Além disso, haverá a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que apresentará inovações de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades, governamentais e do setor empresarial. Já a SBPC Cultural trará atrações artísticas e culturais ao longo de todo o evento, integrando-o ao dia a dia da cidade.

"A volta ao presencial traz novos desafios para as instituições que promovem atividades de divulgação e popularização da ciência. A Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz) está empenhada em dar amplitude ao trabalho que estamos apresentando nos espaços abertos ao público jovem”, enfatiza a coordenadora de Divulgação Científica, Cristina Araripe.

Confira a programação completa da Fiocruz na reunião da SBPC

VideoSaúde Fiocruz e UnB organizam mostra de filmes da 74ª Reunião Anual da SBPC

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar