Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Rondônia desenvolve ações de combate à Covid-19

Pesquisadora trabalhando

13/04/2020

José Gadelha (Fiocruz Rondônia)

Compartilhar:

Diante do cenário de pandemia provocado pelo novo coronavírus em todos os continentes, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem desenvolvendo diversas ações, em vários segmentos, desde a elaboração de materiais informativos disponibilizados gratuitamente à população, atividades voltadas à produção de insumos e diagnóstico e o mais novo Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19. O Centro, que está sendo construído em Manguinhos no Rio de Janeiro (RJ), terá capacidade para 200 leitos exclusivos de tratamento intensivo e semi-intensivo, para pacientes graves infectados pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Em Rondônia, conforme solicitação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/Agevisa), a Fiocruz Rondônia disponibilizou ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) dois profissionais técnicos capacitados em Biologia Molecular com ênfase em Real Time PCR, para dar suporte às atividades de diagnóstico de Covid-19. Também foram disponibilizados três colaboradores para atuar nos fins de semana, auxiliando nas atividades de recebimento de amostras e cadastramentos no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). 

Além disso, foram doados equipamentos de proteção individual disponíveis no almoxarifado da instituição. Em resposta às demandas de saúde provocadas pela pandemia, a Fiocruz Rondônia também vem articulando uma rede de mobilização com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), por meio de um Protocolo de Cooperação Técnica para o enfrentamento ao novo coronavírus.

Capacidade ampliada 

Além do apoio técnico e operacional, a Fiocruz Rondônia propôs ao governo do estado uma série de medidas que poderão auxiliar a Secretaria de Estado da Saúde nas ações de enfrentamento ao novo coronavírus, como a padronização do diagnóstico de Covid-19 em outros aparelhos de Real Time PCR, em especial o Rotor-Gene, visando apoiar o Lacen na ampliação do quantitativo de amostras avaliadas diariamente; realização do diagnóstico molecular para H1N1 e/ou vírus sincicial respiratório e arboviroses, possibilitando ao Lacen ampliar dentro de sua infraestrutura a quantidade das amostras avaliadas para Covid-19.

Para atuar nas discussões técnico/científicas de caráter clínico juntamente com a equipe de médicos da Sesau, a Fiocruz Rondônia conta com o pesquisador e médico infectologista, Juan Miguel Villalobos-Salcedo, que possui larga experiência na área de Medicina, com ênfase em doenças infecciosas e parasitárias. O pesquisador também atua como docente da Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Com o objetivo de oferecer respostas à população no enfrentamento à pandemia, foi realizado um treinamento com servidores e acadêmicos de pós-graduação na Plataforma Rotor-Gene Q5. Esse equipamento é um dos quatro disponíveis na instituição, que contam com uma Plataforma Tecnológica de PCR em Tempo Real, com capacidade de processar centenas de testes por dia. 

Atualmente, o Escritório Técnico da Fiocruz em Rondônia conta com parque tecnológico e servidores capacitados para atuarem diante da pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2. Todos os pesquisadores da instituição, em suas respectivas linhas de pesquisa concentradas em áreas como imunologia, microbiologia, virologia molecular, genética, engenharia de anticorpos, bioinformática e epidemiologia, entre outras, estão à disposição de instituições de Saúde e demais órgãos envolvidos direta e indiretamente nas ações de enfrentamento ao coronavírus. Vale salientar que a Fiocruz Rondônia está alinhada com as diretrizes e protocolos oficiais junto ao Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar