Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz recebe reconhecimento formal para realização de ensaios analíticos e calibração

Pesquisador trabalhando

02/04/2019

Por: Penélope Toledo (INCQS/Fiocruz)

Compartilhar:

A Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro é o único organismo de acreditação reconhecido no Brasil. A acreditação realizada pela Cgcre é de caráter voluntário e representa o reconhecimento formal da competência de um Organismo de Avaliação da Conformidade-OAC, para desenvolver as tarefas de avaliação da conformidade, segundo requisitos estabelecidos.

Neste processo, coordenado pela Vice-Diretoria da Qualidade (VDQuali), o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) foi avaliado, segundo a norma ABNT ISO IEC 17025/2017, pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) para ensaios analíticos laboratoriais, nas áreas microbiológica, toxicológica, farmacológica, imunológica e química.

No mesmo período também foram avaliados os serviços prestados pelo Laboratório de Metrologia, como as calibrações das grandezas massa, volume e temperatura - sendo calibrações o conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação ente valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes aos padrões utilizados.

Neste contexto o INCQS volta a fazer parte do seleto grupo de laboratórios que, após a avaliação de terceira parte do Inmetro, compõem a Rede Brasileira de Calibração e estão autorizados a utilizar o selo do Inmetro em seus certificados de calibração.

A vice-diretoria da Qualidade, Vera Machado, explicou a importância do INCQS recuperar as suas acreditações. “O reconhecimento formal confere confiabilidade aos ensaios realizados pelo Instituto relativos ao controle da qualidade dos produtos e serviços sujeitos à vigilância sanitária, o que inclui a competência do escopo de ensaios do INCQS e a segurança de que os resultados analíticos obtidos levam a produtos que irão fornecer resultados consistentes e confiáveis”, disse.

O diretor Antonio Eugenio de Almeida aproveitou para parabenizar os trabalhadores e trabalhadoras do INCQS e para destacar a importância da força coletiva para o cumprimento dos objetivos institucionais. “O INCQS ganha destaque com a volta da acreditação. Trabalho de todos nós!”, reconheceu.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar