Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz promove próxima discussão sobre indicadores para ciência cidadã

Ícones de pessoas em várias cores diferentes

22/08/2022

VPEIC

Compartilhar:

Fiocruz promove em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a 2ª etapa de discussão para elaboração da proposta de matriz de indicadores para Ciência Cidadã, do Marco 5 da Parceria para Governo Aberto (OGP). É um desdobramento da oficina “Indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã”, que ocorreu durante o II Workshop da Rede Brasileira de Ciência Cidadã, em julho de 2022. O evento acontecerá em formato híbrido, com atividade presencial na Fiocruz Brasília, e com conteúdo exclusivo e interativo online, no dia 30 de agosto, das 14h às 17h.

Durante o encontro será realizada a apresentação e a discussão da matriz proposta de indicadores de avaliação e apoio à Ciência Cidadã, junto a organizações chave no financiamento à pesquisa no Brasil, de modo a validar e a obter sugestões sobre seu conteúdo, bem como a aferir a pertinência e a relevância de sua consideração em políticas e ações de fomento à Ciência Cidadã no país.

Voltado para financiadores de pesquisa, instituições de ensino e pesquisa, comunidade acadêmica, especialistas e profissionais interessados na temática, o evento terá a participação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto Serrapilheira, Rede Brasileira de Ciência Cidadã (RBCC) e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). 

Cabe destacar que o Marco 5 “Proposição de indicadores para Ciência Cidadã” é coordenado pela Fiocruz em colaboração com o IBICT, constitui-se em um dos 11 marcos do compromisso 8 sobre "Transparência em Ciência: novos mecanismos de avaliação para o avanço da Ciência Aberta" que faz parte  do 5º Plano de Ação Nacional para o Governo Aberto.

Participe! As inscrições são limitadas para quem quer acompanhar o evento presencialmente ou online e podem ser realizadas até 26 de agosto ou quando o número de vagas for preenchido. 

Serviço:
2ª Etapa de Discussão da Matriz de Indicadores 
Data: 30/08, das 14h às 17h 
Formato: Híbrido (presencial e online)
Local: Fiocruz Brasília / Plataforma online (digital)

Inscrição (após o envio do formulário preenchido, você receberá um e-mail de confirmação da inscrição):  

Clique aqui para inscrição de participação presencial 

Clique aqui para inscrição de acesso online

Voltar ao topoVoltar