Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

22/11/2018

Fiocruz promove 1° encontro sobre saúde e agroecologia


Por: Regina Castro (Agência Fiocruz de Notícias)*

A Fiocruz, por meio da Vice-presidência de Atenção, Ambiente e Promoção da Saúde (VPAAPS) promove o 1° Encontro de Diálogos e Convergências: Saúde e Agroecologia, de 21 a 24 de novembro, no Parque Nacional da Serra da Bocaina, em Paraty. O encontro contará com trabalhadores da Fiocruz e representantes de diferentes organizações da sociedade civil – agricultores, povos de comunidades tradicionais, pesquisadores, de diferentes áreas de conhecimento, comunicadores, técnicos e gestores de políticas públicas. 

O evento, realizado em parceria com ANA, Abrasco e ABA-Agroecologia, tem como objetivo geral incidir, de forma estratégica e articulada, na atuação da Fiocruz, no tema da Agroecologia. O objetivo é promover o reconhecimento do conjunto de experiências e o intercâmbio, entre elas, além de fortaleceras pontes entre os campos de saúde e agroecológico, tendo como horizonte coletar subsídios que fortaleçam, ampliem e impulsionem a agenda de “Saúde e Agroecologia” na instituição e para além dela.

“O tema da agroecologia foi identificado como um desses temas no 4º Seminário, Ambiente de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz e referendado como àqueles que devem ter agenda organizada através do Congresso Interno da instituição”, afirmou Marco Antonio Carneiro de Menezes, vice-presidente da VPAAPS. 

O encontro visa ainda fortalecer a rede e as práticas que aproximam saúde a agroecologia no território da Bocaina e tem como projeto de referência o Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina (OTSS), fruto da parceria entre Fiocruz, Funasa e Fórum das Comunidades Tradicionais de Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba (FCT).

O evento contará com mesas de debates, apresentação de vivências e experiências em Agroecologia, reuniões de trabalho e seminários temáticos. A programação foi construída há alguns meses por uma comissão organizadora formada por trabalhadores de unidades da Fiocruz e projetos distintos em diálogo como representantes da Aba-Agroecologia e do Fórum de Comunidades Tradicionais de Angra, Paraty e Ubatuba. 

Filme ‘Agrofloresta é mais’ foi lançado em setembro 

No dicionário, agroecologia significa agricultura sustentável que agrega conhecimento científico e conhecimento tradicional. Sem fertilizantes industriais e agrotóxicos. Já a agrofloresta é classificada como cultura agrícola com emprego de espécies para restaurar florestas e áreas degradadas.

No acampamento José Lutzenberger, Mata Atlântica, Estado do Paraná, os termos do dicionário ganham vida por meio de histórias pessoais e de famílias inteiras. E também por evidências de que um outro modelo de produção de alimentos e preservação da biodiversidade é possível. Célia cultiva hortaliças, diz que seu psicólogo é a mata e relembra os dias num bairro marcado pelas drogas. Valdineia conta como ela e os filhos nunca mais tomaram remédios. Luzinete recorda as lutas contra jagunços e fazendeiros. Hoelington fez curso técnico e compartilha o que aprendeu com a comunidade. Jonas, memória viva da comunidade, fala da satisfação de recuperar um olho d´água e a mata ciliar de um rio.

*Com informações do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar