Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa do lançamento do novo PAC no Rio de Janeiro


11/08/2023

Agência Fiocruz de Notícias (AFN)

Compartilhar:

Nesta sexta-feira (11/8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, no Rio de Janeiro, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A iniciativa visa retomar obras paradas e incentivar o andamento de novos empreendimentos em nove grandes áreas. Para a Saúde, o programa vai reservar um montante para a construção, ampliação e reformas ligadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), com o foco na expansão de sua cobertura. O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, esteve presente no evento de lançamento do PAC. 

Para a Saúde, o programa vai reservar um montante para a construção, ampliação e reformas ligadas ao SUS, com o foco na expansão de sua cobertura (imagem: Divulgação)

 

"O papel do novo PAC é colocar toda a capacidade do Estado a serviço dos sonhos da população brasileira (...). Não admitiremos mais, e isso é extremamente importante, ver o sonho de uma nova escola, de um novo hospital, de um novo equipamento público ou de uma nova estrada se tornar pesadelo de uma obra inacabada, jogada às moscas. É exatamente por isso que assumimos um compromisso moral de retomar a construção de milhares de obras e não deixar mais que a falta de gestão ou a austeridade fiscal quase obsessiva interrompa pela metade os anseios mais justos da nossa população", destacou o presidente Lula. "Quando aconteceu a pandemia, quem salvou foi o Estado. Então, é importante que a gente aprenda a respeitar o papel de indução que o Estado tem. E nós vamos exercê-lo com muita competência porque o Estado existe exatamente para isso".

O PAC vai abranger as áreas de Inclusão digital e conectividade; Saúde; Educação; Infraestrutura social e inclusiva; Cidades sustentáveis e resilientes; Água para todos; Transporte eficiente e sustentável; Transição e segurança energética; e Defesa. O plano prevê, para a Saúde, o aporte de R$ 31 bilhões. A proposta é investir em hospitais e institutos federais. Há também a previsão de investimentos para melhorar a resposta às emergências sanitárias, além de recursos para fortalecer o Complexo Econômico Industrial da Saúde (Ceis) e o desenvolvimento tecnológico. 

"Como presidente de uma instituição que tem como missão diária o fortalecimento do SUS, é muito bom poder estar aqui hoje e ver a inclusão da saúde no novo PAC", firmou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. "Não tenho dúvida do avanço que isso representa para as milhões de pessoas que se beneficiarão".

Mario ainda complementa: "O novo PAC traz o Ceis como eixo de desenvolvimento e nosso projeto do Complexo Industrial de Biotecnologia em Saúde para a instalação uma nova planta de produção de vacinas e biofármacos em Santa Cruz, destaca-se como projeto prioritário. Igualmente, o projeto de modernização e fortalecimento do sistema de vigilância abre, para a Fundação, reais perspectivas de restruturação do sistema Fiocruz de vigilância e laboratórios de referência". 

Planta de produção de vacinas e biofármacos em Santa Cruz, no Rio de Janeiro (imagem: Divulgação)

 

Outra área da Saúde que está sendo considerada estratégica pelo governo federal é a de Telessaúde, que também receberá uma fatia dos recursos para a Saúde. A intenção é que a área, que pela primeira vez conta com a condução de uma secretaria própria no Ministério da Saúde (MS), melhore a gestão, amplie a capacidade de atendimento (por meio da teleassistência) e a formação de profissionais da rede, e otimize o direcionamento de pacientes.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar