Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022


25/10/2022

Vpeic/Fiocruz

Compartilhar:

Dentro da Fiocruz e ao redor do mundo, sabe-se da importância do Acesso Aberto (AA), que nada mais é do que a livre disponibilidade de conteúdo digital de caráter técnico-científico a qualquer pessoa. Desde 2014, a Fundação estabelece uma Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, para fortalecer os mecanismos de preservação e visibilidade de sua produção científica, aumentar o impacto e contribuir para o desenvolvimento da ciência. Devido ao seu compromisso cada vez maior com a promoção do AA, a Fiocruz participa da Semana Internacional de Acesso Aberto 2022. Este é um evento global cujo tema principal é Aberto para a Justiça Climática e ocorre entre os dias 24 e 30 de outubro. 

 A Fiocruz sedia uma série de atividades e eventos entre os dias 24 e 27 de outubro, que serão abertas a todos os interessados no tema. A Semana reforça o compromisso institucional com a Ciência Aberta e o Acesso Aberto como ações que servem tanto para compartilhar conhecimento, quanto para diminuir impactos das mudanças climáticas.  

Confira abaixo os temas que serão discutidos na Fiocruz.

Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados

No primeiro dia (24/10), às 9h, ocorre a Apresentação das Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz: Arca Dados e FioDMP. O evento será transmitido pelo YouTube da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Saiba mais sobre o evento no Portal Fiocruz.

Conheça o Arca Dados.

Aberto para a justiça climática

O dia 25 de outubro conta com eventos diretamente relacionados ao tema escolhido para Semana de 2022.

Às 9h30, ocorre o evento Promoção de Territórios Sustentáveis e Saudáveis: articulando Ciência Cidadã e Ciência Aberta, promovido pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), com transmissão pelo YouTube da Ensp/FiocruzConheça a programação.

No mesmo dia, às 14h, também em formato virtual, ocorrerá a palestra Desafios do acesso aberto para a justiça climática, organizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Mais informações sobre o evento disponíveis no site da unidade

Periódicos em acesso aberto e democracia na sociedade digital

No dia 26 de outubro, na parte da manhã, às 9h30, editores científicos discutem os desafios e as perspectivas de como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas. O evento intitulado Como as instituições acadêmicas e de pesquisa podem estimular a publicação em Acesso Aberto para aumentar a visibilidade e o impacto das pesquisas? também terá a apresentação do Portal de Periódicos da Fiocruz com novas funcionalidades justamente para facilitar o Acesso Aberto. Leia a matéria sobre este evento.

Na parte da tarde, o Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) fará uma aula aberta, às 14h, com o tema: Democracia e soberania na sociedade digital. Para mais informações, acompanhe aqui

Ciência aberta: gestão de dados de pesquisa

Por fim, no dia 27 de outubro, está previsto o evento Gestão de dados de pesquisa no âmbito da Ciência Aberta, às 14h, organizado pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), com inscrições disponíveis.

Voltar ao topoVoltar