Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz apresenta plataformas de dados na Semana internacional de Acesso Aberto 2022 


05/10/2022

VPEIC

Compartilhar:

O tema da Semana Internacional de Acesso Aberto deste ano, que ocorrerá entre 24 e 30 de outubro, é “Aberto para a Justiça Climática”. A Fiocruz participará da semana e apresentará duas plataformas de gestão, compartilhamento e abertura de dados na Fiocruz: o Arca Dados, repositório de dados digitais produzidos para pesquisas e o FioDMP, sistema para elaboração de Plano de Gestão de Dados. O evento da Fundação ocorrerá no dia 24 de outubro, às 9h, e será transmitido pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube. 

Com foco na política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa, muito mais do que apresentar as funcionalidades das plataformas, o evento fortalece o compromisso institucional com a Ciência Aberta e o Acesso Aberto como iniciativas que servem tanto para promover o compartilhamento de conhecimento, quanto para diminuir as desigualdades que estimulam os impactos das mudanças climáticas. 

A mesa de abertura do evento contará com a presença da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), Cristiani Machado, do vice-presidente de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB), Rodrigo Correa, e do Diretor do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict), Rodrigo Murtinho.

Em seguida, a coordenadora de Comunicação e Informação da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (Cinco/VPEIC) da Fiocruz, Vanessa Jorge, exibirá a plataforma Arca Dados e a coordenadora da Rede de Bibliotecas da Fiocruz (Icict), Viviane Veiga, falará sobre o sistema FioDMP.  

Serviço: 

Apresentação das Plataformas para gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz: Arca Dados e FioDMP. 

Data: 24/10/2022 

Horário: De 9h às 10h30 

Público-alvo: Comunidade Fiocruz  

Transmissão pela VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz  

Veja a programação completa da Fiocruz durante a Semana do Acesso Aberto 2022.

Saiba mais sobre a Semana Internacional de Acesso Aberto e o tema “Aberto para a Justiça Climática” 

 

 

Voltar ao topoVoltar