Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Paraná realiza treinamento em epidemiologia aplicada ao SUS

Fiocruz Paraná

06/04/2021

Fonte: ICC/Fiocruz Paraná

Compartilhar:

Em uma parceria inédita firmada por meio de uma nova linha de pesquisa instituída, o Instituto Carlos Chagas (ICC/ Fiocruz Paraná) divulgou a seleção de tutores do Curso de Especialização em Epidemiologia de Campo do EpiSUS, programa de treinamento da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. O Instituto oferecerá o treinamento que conta com oito módulos, cada um deles realizados no período de um mês. Realizado majoritariamente à distância, ocorrerá de 03/05 a 12/12/2021, com 85% das aulas práticas e 15% teórica.  O ICC atenderá ao público do Paraná e do Rio Grande do Sul, com a oferta de 26 vagas para o PR e 40 para o RS.

“Estamos atendendo à proposta da área, de colaborar com os serviços e com a população, dando prosseguimento à ação de fortalecimento de sua presença nos territórios e nos serviços iniciada com o projeto apoiado pelo Programa Inova PMA, que visa criar e validar um instrumento para uso dos serviços da Atenção Primária em Saúde”, explica Maria das Graças Roja Soto, coordenadora de Extensão do Instituto, responsável pela condução da iniciativa.

O EpiSUS é um programa de treinamento em Epidemiologia aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde. Implementado no ano 2000, o curso integra um dos eixos estratégicos da rede VigiAR-SUS (Vigilância, Alerta, Resposta) e visa formar equipes de pronta resposta às emergências em Saúde Pública.

A capacitação segue um modelo piramidal de treinamentos em três níveis (Fundamental, Intermediário e Avançado), nos quais a proposta é “aprender fazendo”, valorizando a aplicação do conteúdo teórico na prática dos serviços do SUS.

Mais informações sobre o curso serão divulgadas em breve pela unidade.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Mais na web

Voltar ao topoVoltar