Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz MS assina acordo de cooperação para criação do Núcleo de Evidência em Saúde


17/12/2019

Por: Gustavo Mendelsohn de Carvalho (Agência Fiocruz de Notícias)

Compartilhar:

A Fiocruz Mato Grosso do Sul assina, nesta terça-feira (17/12), acordo de cooperação para dar início às atividades do Núcleo de Evidência (NEv) em Saúde no município de Campo Grande (MS). A solenidade acontece às 9h, na Sala de Reunião da Reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), uma das parceiras do projeto, junto com a Universidade Federal do estado (UFMS) e seu Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, além da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
 
Criado em maio desse ano, o NEv tem como objetivo promover e facilitar o uso de evidências científicas para informar o gestor de políticas públicas de saúde no processo de tomada de decisão. O núcleo vai produzir estudos primários, revisões rápidas, avaliações econômicas, produção de sínteses de evidências, preparação de diálogos deliberativos, elaboração de produtos de tradução e divulgação científica.
 
Segundo a Rede para Políticas Informadas por Evidência (EVIPnet – do inglês Evidence-Informed Policy Network), o NEv de Campo Grande é o 13º criado em todo o país e agora passa a integrar a estrutura nacional de desenvolvimento de evidências científicas. A EVIPnet foi criada, em 2004, por iniciativa da Organização Mundial da Saúde, em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde.
 
No Brasil, a EVIPnet é coordenada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde. Isso garante ao município a possibilidade de, por meio do NEv, estabelecer parcerias com Instituições de Ensino, Pesquisa, Autarquias, Serviços de Saúde, outras Secretarias Municipais ou Estaduais de Saúde, bem como demais NEv no país e no mundo.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar