Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Fiocruz e governo do Rio Grande do Norte assinam protocolo de cooperação

12/12/2019

Fonte: Fiocruz Brasília

Compartilhar:

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, assinaram, na tarde desta terça-feira (10), um Protocolo de Cooperação na sede da Fiocruz Brasília. O protocolo abre possibilidade para acordos por meio dos quais a Fiocruz possa contribuir para o desenvolvimento da saúde no estado potiguar.

Nísia Trindade disse que a Fiocruz trabalha com a mesma perspectiva da Agenda 2030, da ONU, que adota o lema “ninguém deixado para trás”. Para ela, só se pode pensar desenvolvimento com a inclusão social. Por isso, disse que a instituição tem como uma de suas metas o reforço de seu papel em todos os níveis de governo para reforçar o SUS por meio do sistema ciência, tecnologia e inovação em saúde.

A governadora Fátima Bezerra expressou sua admiração pela Fiocruz e disse que a instituição se alinha à gestão de seu governo no que diz respeito ao compromisso com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com a Agenda 2030. Disse, também, que a parceria com a Fiocruz vai contribuir para a superação dos desafios que o estado do Rio Grande do Norte tem em relação à saúde pública. “A população do RN agradece essa parceria tendo em vista a qualidade e o desenvolvimento científico, tecnológico e em educação que a Fiocruz apresenta”, disse ela.

A assinatura do convênio se deu na sede da Fiocruz Brasília, e teve a participação da diretora da instituição, Fabiana Damásio; dos assessores da diretoria, Swedenberger Barbosa e Agenor Álvares (ex-ministro da saúde); do coordenador Integração Estratégica, Wagner Martins; do ex-presidente da Fiocruz, Carlos Morel, além de outros membros da diretoria da Fiocruz Brasília. Da equipe da governadora, estiveram presentes o secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo, Fernando Mineiro; e o secretário de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar, Alexandre de Oliveira. Também esteve presente a senadora Zenaide Maia, da bancada do RN.

Swedenberger Barbosa, um dos responsáveis pela articulação que favoreceu o Protocolo de Cooperação, abriu a reunião dizendo que a Fiocruz, como instituição centenária, é vinculada a direitos estruturantes da democracia, daí a importância do Protocolo para a elaboração de acordos em diversas áreas.

Nísia Trindade, que entregou à governadora um broche alusivo aos 120 anos da Fiocruz (a serem completados em 2020), lembrou que a data 10 de dezembro marca o dia da Declaração dos Direitos Humanos e que a Fiocruz, ao saudar o governo do Rio Grande do Norte, reafirma seu compromisso com a busca de um país mais justo.

Confira as fotos. 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar