Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz Minas recebe série de seminários sobre história da saúde


19/09/2019

Fonte: IRR/Fiocruz Minas

Compartilhar:

A Fiocruz Minas receberá, na próxima segunda-feira (23/9), o Global Health Histories Seminar  (Seminário sobre as Histórias da Saúde Global). O evento integra uma série de seminários que, desde 2004, vem sendo realizada em diferentes cidades do mundo, baseando-se na ideia de que o entendimento da história da saúde, especialmente nos últimos 60 anos, pode ajudar a responder aos desafios atuais. A atividade, que no IRR completará sua 134ª edição, contará com a presença do pesquisador Sanjoy Bhattacharya, diretor do Centro de Histórias Globais de Saúde da Universidade de York e uma das principais referências mundiais em história da saúde.

Vinculado à Universidade de York e à Organização Mundial de Saúde, o Global Health Histories Seminar procura, em cada uma de suas edições, refletir acerca de questões relevantes para o território onde está sendo sediado. Assim, na Fiocruz Minas, o tema será Desastres ambientais e Saúde: a experiência de Mariana e Brumadinho, Minas Gerais, Brasil. Será a primeira vez que a questão dos desastres provocados pela mineração será abordada sob o ponto de vista da história da saúde.

Participam das discussões o pesquisador do IRR Léo Heller, relator especial da ONU sobre os direitos à água e ao esgotamento sanitário; a professora do Departamento de História da UFMG, Regina Horta;  e o pesquisador da Fiocruz e da Secretaria do Ministério da Saúde Guilherme Franco Netto.  O evento contará com mediação da pesquisadora Denise Nacif Pimenta, uma das coordenadoras da Rede Zika Ciências Sociais e organizadora do seminário no IRR.

O evento será no auditório da Fiocruz Minas, às 14h. As palestras serão em inglês.

Ainda no decorrer da semana, Sanjoy Bhattacharya estará na UFMG e no campus da Fiocruz, no Rio de Janeiro, com outras edições do seminário. Veja a programação.

Sobre Sanjoy Bhattacharya

 Acadêmico e historiador, professor de História da Medicina e diretor do Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para Histórias Globais de Saúde da Universidade de York, Bhattacharya é também editor da revista Medical History. Desde 2013, é editor da série Global Health Histories da Cambridge University Press e coeditor da série New Perspectives in South Asian History da Orient Blackswan.  A pesquisa de Bhattacharya concentra-se na história médica, ambiental e social do sul da Ásia nos séculos 19 e 20 e na história moderna dos programas globais de saúde.
 

Voltar ao topoVoltar