Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz inicia diálogo com ministérios do novo governo


17/01/2023

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Representantes da Fiocruz estiveram nos ministérios da Saúde e da Igualdade Racial, na última sexta-feira (13/1), para iniciar um diálogo com a nova gestão e ampliar as frentes de atuação em parceria para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). O presidente em exercício da Fiocruz, Mario Moreira, reuniu-se com os secretários de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos (SCTIE/MS), Carlos Gadelha, e de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, do Ministério da Saúde, para debater projetos de terapias avançadas e diagnóstico molecular a partir de estruturas tecnológicas já existentes na Fundação. 

Já o coordenador de Relações Institucionais, Valcler Rangel, esteve em reunião com a ministra da Saúde, Nísia Trindade e a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, juntamente com representantes de movimentos sociais da luta antirracista, secretários e trabalhadores do MS. Foram apresentadas as experiências de enfrentamento da Covid-19 em Favelas do Rio de Janeiro e os projetos Conexão Saúde e o VacinaMaré realizado na Favela da Maré. O objetivo da reunião foi debater a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e a iniciativa voltada para saúde em territórios de favelas e periferias. 

“Como instituição estratégica do Estado brasileiro, a Fiocruz coloca a sua estrutura tecnológica e o legado de enfrentamento à pandemia à disposição para o fortalecimento da cadeia produtiva nacional e do SUS”, explica o presidente em exercício, Mario Moreira.

A nova ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima, também esteve no último sábado (14/1) no  Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) para tratar de políticas para a saúde da mulher e criança, em especial a retomada da Rede Cegonha, um programa que havia sido referência para a saúde materno-infantil.

Voltar ao topoVoltar