15/05/2013
O presidente da universidade francesa Pierre et Marie Curie (UPMC), Jean Chambaz, se reuniu na sexta-feira (10/5) com gestores e pesquisadores da Fiocruz para discutir a elaboração dos cursos de pós-graduação em bioterapia e de matemática aplicada à biologia que as duas instituições pretendem desenvolver em conjunto ainda esse ano.
A previsão é de que a pós-graduação em bioterapia celular seja iniciada em setembro deste ano e o mestrado de biomatemática em 2014. A ideia é que a parceria envolva instituições de financiamento, como a Capes, além de outros renomados institutos do Rio de Janeiro, ainda a definir. Pesquisadores das duas instituições vão se encontrar em junho de 2013 para definir os detalhes e pontos focais dos dois cursos.
A Fiocruz e a UPMC são parceiras há oito anos e têm procurado, cada vez mais, estreitar suas relações de cooperação. Em dezembro de 2012, as duas entidades e o Iserm (Instituto Nacional de Saúde e Pesquisa Médica da França) renovaram o convênio do Laboratório Internacional Associado de Imunoterapia e Terapia Celular para os próximos quatro anos, o que permitira o desenvolvimento de ensaios clínicos e pesquiss diversas cojuntamente.
As duas entidades também pretendem atuar em conjunto na área de neurociências. Atualmente está sendo feito um levantamento de interesses dos pesquisadores de cada instituição e há expectativa de elaboração de um plano de trabalho conjunto ainda no segundo semestre desse ano.
Leia mais na Agência Fiocruz de Notícias