Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

01/08/2019

Fiocruz e Universidade de Oxford assinam acordo


Julia Dias (Agência Fiocruz de Notícias)

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, e a representante da The Global Health Network (Rede de Saúde Global, TGHN), Trudie Lang, vinculada à Universidade de Oxford, assinaram nesta quarta-feira (31/7) um Memorando de Entendimento (MdE). 

A parceria prevê o estabelecimento de um centro de compartilhamento de conhecimento da Fiocruz, incorporado à plataforma online The Global Health Network. Esse centro de compartilhamento complementará as atividades de divulgação da Fiocruz, fornecendo visibilidade às atividades de pesquisa, ensino e desenvolvimento de capacidade da Fiocruz para um público internacional.

A TGHN é uma organização jovem e pequena, mas que vem crescendo rapidamente e tem uma abordagem em torno do compartilhamento de conhecimento e da construção de comunidades de prática.


Um dos objetivos da parceria é capacitar, através da oferta de cursos virtuais, a pesquisa e o trabalho em saúde em países de língua portuguesa (foto: Peter Ilicciev)
“Estou muito contente. Esta assinatura é uma celebração de um trabalho que começou há um ano e será uma importante janela para os nossos projetos de ensino, com muito potencial para contribuir com a pesquisa e a saúde pública no mundo”, comemorou a presidente da Fiocruz. Nísia afirmou que a colaboração é possível graças aos objetivos em comum partilhados pelas duas instituições, entre eles uma forte crença de que a saúde pública pode ser melhorada por meio de pesquisa.

A parceria, que começou a ser traçada em 2018, busca responder à necessidade de melhorar a capacidade de pesquisa em todo o mundo para que evidências possam ser geradas em doenças, lugares e comunidades onde esses dados estão faltando. “Atualmente, 90% das pesquisas do mundo beneficiam cerca de 10% da população, o nosso esforço é para tentar incluir os outros 90%”, explica Trudie Lang.

Um dos objetivos da parceria é capacitar, através da oferta de cursos virtuais, a pesquisa e o trabalho em saúde em países de língua portuguesa. Com foco inicial em Angola, a Fiocruz e a The Global Health Network irão colaborar com organizações de pesquisa locais para promover o acesso a treinamento, apoio, ferramentas e recursos para trabalhos de saúde locais - tudo em português. O objetivo é superar a barreira da linguagem para a realização de pesquisas, oferecendo aos profissionais de saúde as habilidades e o treinamento para construir sua carreira.

Voltar ao topoVoltar