Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

06/09/2019

Fiocruz debate os desafios para educação inclusiva


Fonte: Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência

Como garantir práticas mais inclusivas e acessíveis nos espaços educacionais da Fiocruz? Que ações têm sido implementadas pelo fortalecimento da educação inclusiva? Quais desafios e expectativas estudantes com deficiência e suas famílias têm para o acesso ao direito à educação? Instigado por estas questões e com o objetivo de aprimorar as ações institucionais, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência realiza, com transmissão online, o seu terceiro encontro, no dia 24 de setembro de 2019, das 9h às 13h, no auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), no campus Manguinhos, no Rio de Janeiro. 

O evento contará com uma mesa redonda sobre o tema Diálogos sobre experiências em educação na perspectiva da inclusão, a ser mediada por Hilda Gomes, integrante do Comitê pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e com os seguintes debatedores e debatedoras: 

•    Ivã Habib Ferreira, graduando em Pedagogia e estagiário do Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural da Ensp/Fiocruz
•    Lais Silveira da Costa, sanitarista, professora da Ensp/Fiocruz e cofundadora do AcolheDown
•    Lucília Machado, jornalista e presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense (UFF)
•    Mônica Pereira dos Santos, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenadora do Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE)

Além da mesa, o encontro terá um laboratório de experimentação de tecnologias assistivas no saguão térreo da Ensp, com o objetivo de apresentar possibilidades de softwares e ferramentas que ajudem nos processos educativos de pessoas com deficiência. Na ocasião, o Comitê também comemorará o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro, e lançará a Política de Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência da Fiocruz, após ter recebido contribuições a partir de consulta pública. A Política será apresentada por Tatiane Nunes, também integrante do Comitê pela Coordenação de Desenvolvimento Educacional e Educação a Distância da Ensp/Fiocruz. 

O 3º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência contará com medidas de acessibilidade, entre as quais a presença de intérpretes da Língua brasileira de sinais (Libras). Para participar, é necessário se inscrever, acessando www.eventos.fiocruz.br. Acompanhe mais informações no Portal Fiocruz e, em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail acessibilidade@fiocruz.br.  
 
Lançado em maio de 2017, o Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência foi criado para fortalecer ações em prol da equidade, atuando pela construção de uma política institucional para defesa dos direitos das pessoas com deficiência no cotidiano da Fundação e se articulando por uma sociedade mais inclusiva. 

Serviços
 
3º Encontro do Comitê Fiocruz pela Acessibilidade e Inclusão das Pessoas com Deficiência
Data
: 24 de setembro de 2019
Horário: 9h às 13h
Local: Auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz), no endereço Av. Brasil, 4365 – Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ 
Transmissão online

 

Voltar ao topoVoltar