Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz conversa sobre ciência com a comunidade


05/10/2021

Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

Compartilhar:

Até sexta-feira, a Fundação Oswaldo Cruz terá programações ao vivo, totalmente on-line, no âmbito da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Buscando a proximidade com o público, uma parte da programação está voltada para atividades que tratam de acessibilidade em espaços de ciência e questões das populações vulnerabilizadas e de comunidades próximas às diversas unidades da instituição.

Exemplo disso foi o lançamento do livro Cooperação Social, Territórios Urbanos e Saúde: Diálogos e Reflexões, realizado na segunda-feira (4/10), em um papo virtual com os organizadores e autores da publicação. A obra traz textos sobre assuntos debatidos em cursos e formações articulados pela Cooperação Social da Fiocruz junto a territórios urbanos vulnerabilizados. Veja abaixo como foi:

Teremos ainda uma conversa com Rene Silva, Fundador do Voz das Comunidades e o pesquisador Felipe Naveca, da Fiocruz, sobre o direito à saúde pública de qualidade e os desafios brasileiros na atividade Muito além da ciência: os atravessamentos na luta por saúde pública e cidadania, que ocorre quarta-feira (6/10) às 19h.

O tema da acessibilidade será o foco de programações propostas pela Cooperação Social, Casa de Oswaldo Cruz e Museu da Vida. São três painéis temáticos e um papo virtual que trazem informações sobre a Língua Brasileira dos Sinais (Libras) no contexto da ciência e de tecnologias assistivas em redes sociais.

Na prática

Já buscando um impacto imediato na vida da comunidade, a Fiocruz Mata Atlântica promove a oficina Hortas Urbanas em Pequenos Espaços na sexta-feira (8/10), das 13h às 15h, na plataforma Zoom. A proposta é mostrar a viabilidade para a criação de hortas nas cidades com baixo custo e reaproveitamento de materiais. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio também vai trazer uma atividade mais “mão na massa” com o jogo Semeando o Cuidado: um jogo cooperativo sobre plantas medicinais e saberes populares, na quarta-feira (6/10), das 15h30 às 17h30, também na plataforma Zoom. Nele, jogadores interpretam um grupo de Agentes de Saúde e precisam dialogar com a população para resgatar e sistematizar saberes sobre plantas medicinais dentro do limite de rodadas.

Sobre a SNCT 2021

Pelo segundo ano consecutivo, a SNCT na Fiocruz vai ser totalmente on-line. Já são cerca de 170 atividades ao vivo e gravadas que você vai poder conferir no nosso canal do YouTube, no Canal Saúde e no Zoom. O tema nacional é “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, mas, na Fiocruz, teremos ainda atividades que pautam o enfrentamento à pandemia de Covid-19, a produção e distribuição de vacinas, a preservação do ambiente e a promoção da saúde.

Toda a programação do evento está disponível no site do evento. As inscrições para ouvintes estão abertas até o dia 8 de outubro. Para participar de qualquer programação no Zoom, a inscrição é obrigatória e deve ser efetuada até um dia antes da atividade em questão.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar