Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Inscrições para o Hackcovid19 vão até 4 de maio


24/04/2020

Fonte: Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)

Compartilhar:

Estão abertas até o dia 4 de maio as inscrições de desafios para o Hackcovid19, hackathon online, evento voltado para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 que ocorrerá no mês de maio. Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, email e acesso à internet poderá submeter gratuitamente um ou mais desafios por meio do portal

Na seção FAQs (dúvidas frequentes), nesse mesmo endereço, estão links nos quais há explicações detalhadas sobre o Hackcovid19, o papel de cada categoria (ativadore(a)s, hackers e mentores), o regulamento do hackathon, entre outras informações sobre a competição. As propostas serão analisadas pela Comissão Avaliadora e Julgadora do Hackcovid19. Aquelas aprovadas por essa comissão serão anunciadas em 7 de maio, por meio do mesmo portal.

Hackcovid19

Basicamente, há três categorias de participantes em hackathon (uma ‘maratona’ de hackers, em uma definição simples): mentores, ativadores e hackers. Os ativadores propõem desafios, enquanto os mentores (especialistas) orientam os hackers (programadores, designers etc.) sobre a melhor forma de concretizar a ideia proposta (apps, serviço, equipamento etc.).

O objetivo de um evento assim é gerar inovações tecnológicas. No fim de um hackathon, um comitê escolhe os vencedores. As soluções premiadas podem ser apresentadas em um fórum público (online) para possíveis patrocinadores e investidores. Os direitos autorais permanecem com os hackers (ver Regulamento do Hackcovid19 no site do evento).

Com viés científico (e não empresarial), o Hackocovid19 ocorrerá de 15 a 17 de maio próximo, a partir das 0h15 da sexta-feira (15) e se encerrará no domingo (17), às 23h45. Por ter formato online – em razão do isolamento social –, será feito por meio de programas de bate-papo ou videoconferência.

O objetivo do Hackcovid19 é que indivíduos e equipes apresentem soluções inovadoras, rápidas e de baixo custo (apps, serviços, equipamentos etc.), voltadas mais especificamente para o cenário fluminense e que, entre outras coisas, minimizem os desafios do isolamento e da quarentena e/ou facilitem o trabalho dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia.

Os três vencedores do Hackcovid19 serão escolhidos pela Comissão de Avaliação e Julgamento, segundo os critérios expostos no site da competição. A data de anúncio dos vencedores será revelada durante o hackathon. 

O evento é organizado pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – ambos no Rio de Janeiro (RJ) –, bem como pelo Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), em Petrópolis (RJ), instituições que são referências nacionais em suas áreas de atuação e emprestarão para o evento sua infraestrutura (supercomputadores, base de dados, internet etc.).

Segundo os organizadores, a ideia é “tentar ajudar a sociedade, neste momento de crise, com as ferramentas científicas que cientistas e tecnologistas conhecem e das quais dispõe, fazendo dessa iniciativa uma mobilização solidária da ciência e tecnologia a favor da vida”.

O apoio ao Hackocovid19 é do Núcleo de Inovação Tecnológica das Unidades de Pesquisas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Rio de Janeiro (NIT-Rio). As hashtags do hackathon nas mídias serão #cienciaetecnologiaafavordavida e #cientistaspelavida.

Inscrição dos hackers 

As inscrições dos hackers serão abertas no próximo dia 15 de maio às 0h15 da manhã, sendo feitas por meio do portal, na plataforma internacional de gerenciamento de hackathons Devpost. Os interessados em participar podem desde já abrir uma conta naquela plataforma para estarem prontos para inovar no Hackcovid19. 

Na oportunidade, cada hacker – que não precisa necessariamente saber programar – poderá escolher os desafios nos quais quer trabalhar, formando equipes – sugere-se que as equipes tenham, no mínimo, três e, no máximo, cinco pessoas – no mesmo portal da inscrição, a partir do qual também poderão acessar, por meio de um link, a plataforma do Slack, onde poderão começar os debates com ativadores e mentores. Dúvidas poderão ser enviadas por email (hackcovid19@cbpf.br). 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar