Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz assina acordo de cooperação com o Movimento de Atingidos por Barragens


01/06/2023

Suzane Durães - SAS/VPAAPS/Fiocruz

Compartilhar:

O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, assinou nesta quinta-feira, 1° de junho, o acordo de cooperação com o Movimento de Atingidos por Barragens (MAB). A assinatura ocorreu durante a reunião do Conselho Deliberativo (CD Fiocruz), com a presença de representantes do MAB. 

A cooperação vai até maio de 2028 e envolverá a realização de diagnóstico sobre os principais impactos na saúde das populações atingidas pelas barragens; sistematização da percepção das populações atingidas pelas barragens sobre sua saúde; promoção de espaços e seminários de formação em saúde voltada as singularidades das populações atingidas pelas barragens; desenvolvimento de tecnologias e metodologias com o intuito de promover a saúde das populações atingidas pelas barragens; e desenvolvimento de um programa de formação e capacitação sobre a saúde da mulher de forma preventiva.

A parceria será coordenada por Guilherme Franco Netto, do Programa de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (FioPROSAS/Fiocruz). “Esse acordo entre a Fiocruz e o Movimento dos Atingidos por Barragens tem duplo significado estratégico. Ao tempo que é a consolidação de uma cooperação de sete anos de uma relevante organização nacional dos movimentos sociais do país com uma instituição estratégia do Estado brasileiro, visando propiciar aos atingidos instrumentos e conhecimentos a favor de seus direitos, também é uma expressão real de proporcionar à sociedade a possibilidade de participar diretamente na construção de políticas públicas favoráveis à saúde, natureza e à vida”, destacou.

Durante a reunião, os membros do CD assistiram um vídeo sobre o MAB e em seguida acompanharam a exposição das principais reivindicações do movimento. Para Moisés Borges, da coordenação do MAB, essa assinatura de cooperação é um momento muito especial, pois marca um processo de parceria de anos e a expectativa de envolver outras unidades da Fiocruz no Brasil. 

“Nosso objetivo com essa parceria é diagnosticar as violações do direito à saúde nos territórios atingidos e propor soluções para mudar essa realidade. Estamos muito animados e com muita disposição para dar mais um passo juntos com essa instituição tão importante que é a Fiocruz”, afirmou.

Gabriela Lobato, da Coordenação da área de Ambiente, representou a Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde no ato da assinatura. Segundo ela, os impactos dos grandes empreendimentos sobre a saúde das populações é tema estratégico na Fiocruz, e foi reforçado por deliberação do 8° Congresso Interno da Fiocruz. “A tragedia causada pelos rompimentos das barragens de rejeitos de mineração em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais, reforçaram a preocupação da Fiocruz em organizar a atuação nos temas das águas, energia e mineração”, destacou.

Desde 2022, a Fiocruz e o MAB realizam o estudo “Saúde, água, energia, ambiente e trabalho: tecendo saberes na promoção  de territórios sustentáveis e saudáveis”, coordenado pela VPAAPS. Os resultados preliminares desse estudo foram apresentados no seminário “A luta dos atingidos por barragens e a saúde em movimento”, realizado em abril de 2023, na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), e reuniu pesquisadores e atingidos e atingidas de todas as regiões do Brasil.  
 

Voltar ao topoVoltar