Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Fiocruz apresenta lista atualizada das espécies de mosquitos maruins do Brasil


01/04/2016

Compartilhar:

Com autoria das pesquisadoras Maria Clara Alves Santarém e Maria Luiza Felippe-Bauer, a publicação Espécies de Maruins do Brasil traz a lista atualizada dos insetos conhecidos popularmente no Brasil como mosquitos pólvoras, porvinhas, entre outros.

A iniciativa visa a facilitar os estudos epidemiológicos das doenças humanas e veterinárias transmitidas por esta família de dípteros no território nacional, especialmente aqueles pertencentes ao gênero Culicoides.

Os Culicoides são pequenos insetos hematófagos (que se alimentam de sangue de vertebrados) de aproximadamente 1 mm. Apesar de seu pequeno tamanho, são bastante incômodos quando atacam em 'nuvens', podendo ocasionar quadros alérgicos, além da possibilidade de serem vetores de doenças ao homem e aos outros animais", afirma Maria Luiza Felippe-Bauer.

O objetivo da listagem disponibilizada pela Coleção de Ceratopogonidae da Fiocruz é apresentar as espécies descritas e reportadas para o Brasil e sua atual distribuição nos 26 estados do país. Além de uma tabela com o número das espécies distribuídas por gênero para a Região Neotropical, Brasil e para a Região Amazônica Brasileira. Um breve histórico dos estudos sobre a fauna brasileira de Ceratopogonidae está também incluído.

Parte das espécies listadas integram o acervo da Coleção de Ceratopogonidae da Fundação Oswaldo Cruz (CCER/Fiocruz) e está disponível para consulta de pesquisadores.

O documento, que tem como proposta uma atualização anual, está disponível para visualização e download na página das Coleções Biológicas.

No Portal Fiocruz

Mais Notícias

Voltar ao topoVoltar